Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Institucional

A neuropsicopedagoga, Silvana Cracasso, passa a integrar o time do Hospital Santa Mônica

O Hospital Santa Mônica anuncia a contratação de Silvana Cracasso para a atuar como neuropsicopedagoga, com pacientes infanto-juvenis e dependentes químicos.

Silvana Pochetto Cracasso é pesquisadora em Neurociência Educacional, membro do projeto Cuca Legal de Prevenção em Saúde Emocional/UNIFESP. Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade São Marcos, Dependência Química UNIAD/UNIFESP e Neuropsicológica pelo Centro de Diagnóstico Neuropsicológico – CDN/SP. Extensão acadêmica na área de Reabilitação Neuropsicológica e Estimulação Cognitiva pela Clínica Saúde. Possui mais de 10 anos de experiência na área de saúde com foco em Saúde Mental e Emocional: Educação Emocional; Aprendizagem Sócio Emocional; Sondagem Psicopedagógica; Prevenção e intervenção no uso de substâncias psicoativas; Estimulação das funções cognitivas. Minha experiência mostrou que fatores socioemocionais interferem no potencial cognitivo e refletem diretamente na vida funcional do sujeito, seja ele, criança, jovem, adulto ou idoso.

A neuropedagogia é uma nova área que tem como objeto de estudo o cérebro, entendido como um órgão social, e sua relação com a cognição, que pode ser modificado por meio de experiências mediadas com boa relação vincular, salienta Cracasso. Os processos mentais, afetivos e intelectuais são modificáveis. Independente da gravidade do quadro clínico, sempre há um estímulo a ser oferecido para o paciente em termos de reabilitação cognitiva. Um programa de reabilitação bem delineado pode reduzir os déficits causados nos quadros neuropsiquiátricos como Déficit de Atenção (TDAH), depressão, compulsões, dificuldades com a memória, entre outros.

Os benefícios com um programa de reabilitação estão em oferecer aumento progressivo na capacidade de autonomia, independência funcional e melhor potência de sociabilização.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter