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4 condições que impactam a saúde mental na terceira idade

Saúde mental na terceira idade

Na terceira idade, as pessoas têm algumas perdas funcionais, o que impacta diretamente a autonomia. Esse fato faz com que muitos idosos sofram com medo das limitações.

Por ser uma fase de maior sensibilidade emocional, é comum que se sintam sozinhos e, algumas vezes, abandonados por familiares. Tudo isso afeta a saúde mental dos idosos, para além do aparecimento de doenças crônicas e outras adversidades às quais estão mais propensos.

Por isso, cabe à família e às pessoas próximas tomar alguns cuidados para evitar que situações assim culminem no desenvolvimento de doenças mentais, como é o caso da depressão, muito comum nessa idade. Quando isso acontece, o indicado é buscar ajuda profissional. Confira alguns sinais de que algo não está bem em relação à saúde mental do idoso:

  • alterações no humor;
  • problemas para dormir;
  • tristeza profunda;
  • negligência com a higiene pessoal;
  • choro constante;
  • mania de doenças sem causa aparente.

Contudo, alguns cuidados podem impedir o desenvolvimento desse tipo de doença. A seguir, você confere uma lista com 4 condições que afetam a saúde mental do idoso e algumas dicas para estimulá-las.

A saúde mental do idoso precisa de cuidados especiais. Conheça alguns que podem ser facilmente inseridos na rotina da pessoa na terceira idade!

1. Alimentação saudável

Ter uma alimentação equilibrada ajuda a manter tanto o corpo quanto a mente saudáveis. Ela deve ser rica em cálcio e proteína, ao mesmo tempo em que produtos industrializados, açúcares, sódio e gordura devem ser evitados.

2. Prática de atividades físicas

Exercícios fortalecem os músculos, isso evita quedas e traumas, que podem ser graves em idosos. Hidroginástica e caminhada são atividades de baixo impacto indicadas para eles. Outra vantagem é que a prática incentiva a socialização.

3. Interação com família e amigos

Nessa idade, é comum as pessoas se sentirem esquecidas por parentes e amigos. Tal sentimento pode levar à depressão. Por isso, é essencial que tenham contato diário com pessoas queridas e convivam com parentes de idades diversas.

4. Hábitos saudáveis

Boa alimentação, exercícios e boas noites de sono são uma excelente combinação para a qualidade de vida do idoso. O hábito de aprender coisas novas também é importante nessa fase, pois estimula o cérebro e traz satisfação ao idoso.

A adoção de todos esses hábitos ajuda as pessoas idosas a terem uma rotina mais saudável, ativa e movimentada socialmente. Tudo isso, além de contribuir positivamente com saúde do corpo, também traz impactos positivos para a saúde mental.

As pessoas da terceira idade são, naturalmente, mais propensas a desenvolver doenças crônicas e ter alguns problemas de saúde. Tudo isso, somado ao sentimento de abandono ou solidão, pode trazer doenças mentais como consequência. Para evitar que isso aconteça, familiares e pessoas próximas podem ajudá-las propiciando uma rotina saudável, tranquila e segura.

No entanto, caso o idoso já esteja com problemas e apresente alguns sintomas, como alterações no humor, problemas para dormir ou negligência com a higiene pessoal, entre em contato conosco!

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