3 razões para confiar em um hospital que possui a certificação ONA

Certificado ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade privada e sem fins lucrativos que coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação. O método de avaliação e certificação ONA visa garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Os padrões de qualidade e a metodologia da acreditação ONA são reconhecidos internacionalmente, pois a nova versão do Manual Brasileiro de Acreditação das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde recebeu o aval da International Society for Quality in Health Care (ISQua) —instituição que certifica as organizações acreditadoras no mundo.

Os hospitais brasileiros também podem ser acreditados por programas internacionais, como o Joint Commission International (JCI), o National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO) e o Accreditation Canada (AC).

Como o processo de acreditação é voluntário, cabe ao gestor da instituição ou do serviço de saúde se candidatar ao programa nacional ou internacional que atenda melhor às suas expectativas, estratégias e demandas, levando em consideração as especificidades de cada um.

Ao se submeter aos processos de avaliação e certificação, a organização de saúde demonstra compromisso e responsabilidade com a assistência ao paciente. Conheça abaixo mais 3 razões para confiar em um hospital acreditado pela ONA.

1. Segurança do paciente

Para receber a certificação ONA, a instituição de saúde precisa estar de acordo com requisitos legais e técnicos, como mapeamento e padronização dos processos, existência de instrumentos de controle e identificação de riscos. Esses fatores contribuem não só para o aumento da segurança dos pacientes, mas também dos profissionais.

Ser atendido em um hospital acreditado é a garantia de credibilidade e assistência de qualidade, que segue rígidos padrões de segurança reconhecidos internacionalmente para minimizar a ocorrência de eventos adversos.

2. Capacitação profissional

A reorganização dos processos internos é essencial para que as organizações de saúde se adequem aos critérios de avaliação da ONA. Nessa etapa, a capacitação dos profissionais ajuda a definir e a padronizar as atividades, gerando aperfeiçoamento e agilidade nos processos.

Esse esforço coletivo em atingir um objetivo comum fortalece a instituição de saúde, pois gera um ambiente organizado e seguro de trabalho e convivência entre gestores, profissionais e outros colaboradores. Já os pacientes são beneficiados à medida que o foco do hospital se volta para a segurança e a qualidade do sistema de atendimento.

3. Melhoria contínua

Mesmo conquistando a certificação ONA, o hospital precisa amadurecer continuamente os seus processos e estabelecer um planejamento estratégico para alcançar padrões cada vez mais altos de qualidade e segurança.

Por isso, a acreditação não é considerada uma forma de fiscalização, mas sim um processo educativo que fortalece a cultura organizacional e valoriza as necessidades dos pacientes e dos profissionais da saúde.

O Hospital Santa Mônica foi o primeiro hospital psiquiátrico privado do país a ser acreditado pela ONA por atender aos critérios predefinidos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, englobando tanto aspectos estruturais quanto assistenciais.

Agora que você já sabe as razões para confiar em instituições de saúde com certificação ONA, entre em contato conosco para receber orientações, tratamento e assistência de qualidade comprovada.