Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Depressão Saúde Mental

Fibromialgia e depressão: você sabe qual a relação entre elas?

Viver com dor é algo muito desafiador. Afinal, essa sensação prejudica a nossa qualidade de vida, muitas vezes nos incapacitando e fazendo com que a realização de atividades corriqueiras do dia a dia seja impossibilitada.

Por isso, hoje vamos falar sobre um tema importante e muitas vezes negligenciado: a relação entre fibromialgia e depressão.

Se você ou alguém que você conhece sofre com fibromialgia, é essencial entender como essas condições estão interligadas e por que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar psicológico. Continue a leitura para tirar as suas dúvidas!

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica generalizada, sensibilidade nas articulações, músculos e tendões e uma série de outros sintomas, como:

• fadiga;
  • distúrbios do sono;
  • problemas de memória;
  • alterações de humor.

Tudo isso acaba afetando a saúde psicoemocional dos pacientes.

Ainda não foi possível bater o martelo sobre a causa do surgimento da fibromialgia. No entanto, os pesquisadores acreditam que ela ocorra por uma combinação entre fatores genéticos (ou seja, hereditários) e ambientais.

O que é a depressão?

A depressão é uma condição de saúde mental que provoca sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades e uma variedade de sintomas físicos e emocionais.

É importante destacar que a depressão não é um simples sintoma ou um estado de espírito temporário, tampouco uma questão de “frescura”. É algo que deve ser levado a sério e devidamente tratado, como qualquer outro problema de saúde.

Qual é a relação entre depressão e fibromialgia?

Estudos mostram que a fibromialgia e a depressão frequentemente ocorrem juntas. A principal causa é a dor. Isso porque a dor constante e intensa da fibromialgia pode levar ao esgotamento emocional e físico, aumentando o risco de depressão. A dor limita as atividades diárias, interfere no sono e reduz a qualidade de vida, o que pode contribuir para sentimentos de desesperança e tristeza.

Além disso, tanto a fibromialgia quanto a depressão estão associadas a desequilíbrios de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina e a norepinefrina. Esses desequilíbrios podem agravar os sintomas de ambas as condições.

Outro ponto de destaque é que a fibromialgia pode ser desencadeada ou exacerbada por eventos estressantes. O estresse contínuo também é um fator de risco para a depressão, criando um ciclo vicioso onde uma condição alimenta a outra.

Como lidar com essa relação?

Para manejar a depressão e a fibromialgia, é essencial ter um plano de tratamento abrangente que envolva médicos, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais de saúde. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia física, terapia cognitivo-comportamental e técnicas de relaxamento.

Ou seja, não basta se medicar. Cuidar da mente de uma forma abrangente também é essencial para evitar que as crises ocorram, diminuir a frequência delas e fazer com que a qualidade de vida do paciente seja melhor.

Além disso, a prática de atividades físicas leves, como caminhadas, alongamentos e yoga, pode ajudar a reduzir a dor e a melhorar o humor. É importante começar devagar e aumentar a intensidade gradualmente.

A relação entre fibromialgia e depressão é complexa e multifacetada, mas entender essa conexão é o primeiro passo para um tratamento eficaz. Se você está enfrentando essas condições, não hesite em buscar ajuda, ok?

A boa notícia é que o Hospital Santa Mônica pode ser seu parceiro nessa jornada! Entre em contato para agendar a sua consulta e dê início a um tratamento conduzido por profissionais que entendem do assunto. Estamos ansiosos para ajudá-lo(a)!

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter