Unidade Vila Nova lança o Programa de Orientação Profissional para Jovens - HSM

Escolher qual a profissão seguir muitas vezes não é uma tarefa fácil, pelo contrário, não envolve só decidir o curso que irá fazer ou qual universidade escolher, e sim, qual a carreira seguir e como será o seu futuro profissional. Pensando nisso, a Unidade Vila Nova, Unidade Avançada do Hospital Santa Mônica, lança o Programa de Orientação Profissional para Jovens, conduzido por Marina Zarvos Ramos de Oliveira, psicóloga, que possui ampla experiência com adolescentes, no sentido de assisti-los nessa fase de vida que, como se sabe, é talvez uma das mais complexas e conflitantes.

É nesse momento, por exemplo, que a sociedade em geral (em todo o mundo moderno) exige que o jovem se defina profissionalmente, quando na maioria das vezes ele ainda está em busca de sua identidade pessoal. Isso acarreta conflitos com resultados muitas vezes danosos, tais como: insegurança, ansiedade, sentimentos de solidão e recusa de enfrentamento da realidade que se impõe.

Objetivos

  • Assistir, apoiar e orientar jovens em fase de escolha da futura profissão;
  • Desenvolver a auto percepção;
  • Promover o autoconhecimento;
  • Favorecer o contato com o universo das profissões e mercado de trabalho.

Conteúdo Investigação e sondagem dos:

  • Interesses;
  • Habilidades;
  • Traços de personalidade;
  • Informação sobre as profissões e instituições de ensino. Estratégia: Encontros coletivos e individuais, roda de conversa, recursos áudio visuais. Público-alvo: Jovens em fase de escolha profissional Duração: 8 encontros (1h30 cada) Dia da semana: quinta feira das 17h às 18h30

O trabalho poderá ser realizado: em grupo ou individualmente

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone: (11) 3045-2228 ou por email: contato@unidadevilanova.com.br. Unidade Vila Nova, Rua João Lourenço, 190 – Vila Nova Conceição, São Paulo

Dados estatísticos

Segundo publicado no site Universia Brasil, um dos principais desafios das universidades na atualidade é a evasão no ensino superior brasileiro, tema discutido na II edição do seminário sobre o assunto, realizado em Brasília em outubro do ano passado. Nos últimos 15 anos, o número de brasileiros matriculados no ensino superior aumentou em 5,5 milhões. Por outro lado, as instituições enfrentam a cada ano índices de desistências dos alunos, que atingem 25% na rede privada e 12% nas instituições públicas. “Para a psicóloga e orientadora vocacional da Unidade Vila Nova, Marina Zarvos Ramos de Oliveira,” uma das explicações para a evasão nas universidades, seja por trancamento de matrícula, seja por mudança de curso e consequente perda de semestres/anos cursados, está a falta de orientação aos alunos do Ensino Médio.

As escolas estão, na maioria dos casos, voltadas ao preparo dos alunos para o sucesso nos vestibulares e nas provas do Enem. São louváveis exceções aquelas que preveem, no currículo, programas para orientar o adolescente em suas escolhas, com profissionais habilitados para isso. Em geral, o resultado precede ou até substitui o processo, numa inversão com efeitos preocupantes: o foco no resultado – entrar na universidade, tem deixado de lado o processo que inclui não só formação acadêmica, mas também informação e orientação sobre cursos e carreiras, e sua relação direta com o perfil individual.

Com isso, as escolhas são feitas por critérios aleatórios como: idealização de carreiras, facilidade de acesso, cursos “da moda”, influência de amigos, pressão dos pais e outros. E a psicóloga ressalva que “essa é uma constatação e não um julgamento das escolas de Ensino Médio, visto que a sobrevivência das instituições escolares está, infelizmente, vinculada a boas colocações nos “rankings” numéricos, e não à coerência de seus projetos pedagógicos.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h