Unidade Vila Nova conta com terapia e educação assistidas por cães - Hospital Santa Mônica

Unidade Vila Nova conta com terapia e educação assistidas por cães, com o objetivo de potencializar os processos de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento social e ainda gerar melhorias na saúde, bem-estar e autoestima das pessoas.

A Unidade Vila Nova conta com uma equipe de profissionais que oferece um trabalho focado na terapia e educação assistidas por cães. Essas práticas utilizam a interação entre homem e cão para potencializar os processos de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento social e ainda gerar melhorias na saúde, bem-estar e autoestima das pessoas. Segundo o fisioterapeuta Vinicius Ribeiro, um dos fundadores do Humanimais que realiza um trabalho voltado para Terapias Assistidas por Cães.

A atuação é voltada para diagnósticos diversos como: esquizofrenia, déficit de atenção, depressão, transtorno bipolar, entre outros, de crianças e adultos. Também atuam com pacientes geriátricos e na área de cuidados paliativos, dando suporte aos acompanhantes. Vinicius é dono do vira-lata Madiba, um dos cães terapeutas do Humanimais e garante que a interação com o cão pode ajudar no processo de recuperação de memórias e tirar a pessoa do isolamento.

Ainda segundo o especialista, cada cachorro tem um treinamento específico de acordo com a função que irá desempenhar, o que influencia é a análise do comportamento do animal, não da raça. O golden Lion, por exemplo, muito tranquilo e carinhoso, é um “psicopedagogo” perfeito para atividades como leitura de histórias. Já o vira-lata Madiba foi treinado desde pequeno para atuar como cão terapeuta, considerando seu perfil ativo e brincalhão, mas também muito educado. “E ele foi basicamente treinado pelos pacientes, que ensinaram vários comandos, como rolar, dormir e dar abraço”.

A equipe treina cães de assistência para atuarem com crianças do espectro autista, por exemplo, o cão pode ajudá-la a abordar e ser abordada por outras pessoas, além de evitar fugas e autoagressão, ajudar a socialização, tranquilizando os pais. “Essa mediação afetiva pode acontecer naturalmente também, mas o ideal é que o cachorro seja treinado, que os comportamentos sejam ajustados às necessidades da criança. É um grande ganho, algo que tira as crianças e também as famílias do isolamento”, pontua.

Por que utilizar cães terapeutas nas nossas práticas?

  • Liberação de B-endorfina, oxitocina, prolactina, dopamina, entre outros, produzindo efeitos tranquilizadores e relaxantes;
  • Diminuição os níveis de cortisol, hormônio do estresse;
  • Redução dos níveis de ansiedade;
  • A interação com os cães facilita a criação de vínculos afetivos, tornando as atividades mais prazerosas;
  • Não possuem a capacidade de julgar, assim os participantes sentem-se livres para errar;
  • Facilita a aprendizagem e a comunicação;
  • Estimula as habilidades sociais. Oficinas Visando o desenvolvimento integral do indivíduo e baseado nos benefícios científicos de se utilizar os cães como mediadores de processos terapêuticos, a equipe de profissionais desenvolveu oficinas e dinâmicas que proporcionam aos pacientes o melhor da interação homem-cão.
  • Oficina de Habilidade sociais: comunicação não verbal, empatia, reforço positivo e resoluções de problemas serão alguns dos temas trabalhados nestas oficinas. Através da interação com os cães e técnicas de adestramento os pacientes poderão desenvolver e aprimorar suas habilidades sociais.
  • Oficinas em Terapia Assistida por Cães: Os temas desenvolvidos ao longo dessas oficinas serão planejados de acordo com a demanda e perfil dos grupos formados. Desta forma, focaremos em temas específicos para cada grupo, buscando sempre trabalhar o corpo, a mente e a cognição através da Terapia Assistida por cães.

Como funcionam as oficinas?

  • 3 oficinas semanais (1 de habilidades sociais e 2 de terapia assistida por cães);
  • 2 profissionais com pelo menos 2 cães por oficina;
  • Duração de 50 minutos cada oficina;
  • Quando acontecem as oficinas na Unidade Vila Nova – às quintas-feiras no período da tarde, das 14h às 18h.

Quem são os terapeutas?

Vinicius Fava Ribeiro, Fisioterapeuta e Técnico em Terapias Assistidas por Animais pela Fundação Bocalanda Espanha. Diretor da TAC trabalha em parceria com psicólogos, pedagogos e adestradores, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem terapêutica global do indivíduo. Fundador e fisioterapeuta da empresa Humanimais. Andrea Lorenzon Petenucci, pedagoga formada pela Universidade Anhembi – Morumbi, participou do curso de extensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC – SP e A.C.Camargo. Em 2009, fez parte do projeto entre Jovens do Instituto Unibanco.

Professora convidada da Universidade Federal de São Carlos disciplina de Terapias Assistidas por Animais no curso de pós-graduação em Neuropediatria. Pós-graduanda em Gerontologia. Fundadora e pedagoga da empresa Humanimais. Lilian Bertolo, formada em psicologia pela Universidade Federal de SãoPaulo. Em 2012, participou da ONG Oficina do Futuro e desde 2013 atua como psicóloga nos projetos de educação e gerontologia da Humanimais dentro do IPqHC-FMUSP. Sócia e psicóloga da empresa Humanimais.

Como agendar uma consulta?

ligue para (11) 3045-2228 Unidade Vila Nova Rua João Lourenço, 190, Vila Nova Conceição – SP (11) 3045-2228 – contato@unidadevilanova.com.br Fonte: Humanimais – Terapia Assistida por animais e Matéria “No IPq, cães auxiliam diagnóstico e terapia de crianças com transtornos psiquiátricos”, publicada em Comportamento, USP Online Destaque, Aline Naoe, em 29 de setembro de 2015

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h