Clínica Psiquiátrica para Tratamento - Hospital Santa Mônica
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Pode ser uma ferramenta necessária para a sobrevivência dos indivíduos e das comunidades. No entanto, a raiva pode tornar-se problemática quando persiste e começa a causar dificuldades significativas em nossas vidas que inclui o nosso pensamento, sentimento, comportamento e relacionamentos.

A raiva é uma das mais emoções humanas mais básicas. É uma resposta física e mental a uma ameaça ou dano feito no passado. A raiva toma formas muitas diferentes de irritação cegando ou provocando ressentimento que apodrece ao longo de muitos anos.

A raiva tem três componentes:

Físicas

Reações físicas normalmente começam com uma descarga de adrenalina e as respostas podem incluir um aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e endurecimento dos músculos. Isso é conhecido como o “fuga ou luta”.

Cognitiva

A experiência cognitiva de raiva é como percebemos e pensamos sobre o que está nos irrita.

Comportamental

Isso constitui a qualquer comportamento que sinaliza a raiva, que pode incluir o ato de levantar a voz, fechar portas, dentre outros.

Por que ficamos com raiva?

A raiva é causada por uma combinação de fatores, como um evento de disparo, as qualidades de um indivíduo, e avaliação do indivíduo diante de uma situação.

Evento de disparo

Normalmente há algum tipo de evento que ocorre logo antes que alguém fique com raiva, como ser insultado por alguém. A maioria das vezes, as pessoas tendem a acreditar que o evento ou a pessoa que causou a sua raiva: “Eu fiquei com raiva porque ele me deixou louco.” Mas a verdade é que um evento de disparo que pode não causar a raiva diretamente, sem a presença de outros fatores.

Características individuais

Estes incluem dois fatores: traços de personalidade e o estado de pré-raiva. Traços de personalidade como narcisismo e da competitividade podem aumentar a probabilidade das pessoas com raiva. O estado pré-raiva refere-se à forma como alguém se sente fisiologicamente e psicologicamente antes do evento de disparo. Sentindo-se cansado, agitado ou já com raiva pode aumentar a probabilidade da pessoa responder com raiva.

Avaliação da situação:

Ficamos com raiva quando avaliamos uma situação como censurável e injustificadas. A coisa importante a lembrar sobre avaliação cognitiva é que a interpretação de indução de raiva de uma pessoa ou apreciação de uma situação não é necessariamente imprecisa.

Como reconhecer a raiva?

Alguns sinais físicas da raiva incluem:

  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Tremores;
  • Suor, especialmente nas palmas das mãos;
  • Tontura.

Alguns sinais emocionais de raiva incluem:

  • Sentir-se ansioso;
  • Ressentido;
  • Sentir-se culpado;
  • Irritado.

Alguns outros sinais de raiva incluem:

  • Tornar-se sarcástico;
  • Levantar a voz;
  • Começar a gritar, gritar ou chorar.

Como administrar minha raiva?

É importante aprender a entender sua raiva e pode ser útil saber algumas técnicas que podem limitar as chances de expressar a raiva de uma forma prejudicial. Conhecer seus gatilhos – pode ser útil manter um diário sobre os tempos e as situações em que você sentiu raiva. Você pode incluir respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais foram as circunstâncias?
  • Será que alguém disse ou fez algo para provocar sua raiva?
  • Como você se sentiu?
  • Como você se comporta?
  • Como você se sentiu depois?

Ao fazer isso, você provavelmente verá surgir um padrão. Apenas reconhecer o que te deixa com raiva pode ser útil.

Técnicas para acalmar – você pode experimentar alguns dos seguintes procedimentos:

  • Respirar devagar – expire por mais tempo do que você respirar e relaxar quando você respira para fora.
  • Contar até 10 antes de reagir a qualquer coisa – isso pode ajudar a dar-lhe perspectiva sobre o que fazer.
  • Fazer algo criativo – isso pode canalizar sua energia e foco para outra coisa.
  • Ouvir música acalma – isso pode ajudar a mudar o humor e diminuir suas reações físicas, bem como emocionais para baixo.
  • Usando técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação.

Seja assertivo – se você é capaz de expressar a sua raiva, falando de uma forma “agressiva” sobre o que fez você sentir raiva, isso irá produzir melhores resultados para você. Ser assertivo significa expor sobre si mesmo, ao mesmo tempo deve respeitar as outras pessoas e suas opiniões. Ser assertivo ajuda:

  • Facilitar a comunicação;
  • Parar de ter situações tensas ficando fora de controle;
  • Beneficiar-se dos seus relacionamentos e aumentar sua autoestima;
  • Mantê-lo fisicamente e mentalmente bem.

Fonte: Hospital Santa Mônica e Mental Health Foundation, UK

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