Saúde mental: programas de TV inspiram busca por ajuda - Hospital Santa Mônica

Um programa de TV pode reforçar o estereótipo de um transtorno mental, ou pode ser encorajador para que uma pessoa busque ajuda, como ocorre nos casos em que o assunto é tratado com responsabilidade.

O fato é que reportagens jornalísticas, novelas e seriados têm um grande impacto sobre o público, como mostrou uma pesquisa da ONG britânica Mind, dedicada a prestar auxílio a quem passa por esses problemas e a quebrar o tabu em torno da saúde mental.

Mais da metade (52%) das pessoas que viram algum enredo em que o personagem tinha transtornos de saúde mental disseram que a ficção as ajudou a compreender o problema.

Praticamente um em cada quatro (23%) dos pesquisados disse que uma notícia ou reportagem sobre o assunto o inspirou a conversar sobre o tema.

Dentre as pessoas pesquisadas que apresentavam algum problema de saúde mental, quase um terço criou coragem de buscar ajuda após ver o assunto em algum noticiário ou ler na imprensa.

Uma em cada quatro se inspirou a procurar tratamento depois de ver algum(a) personagem da ficção com transtornos mentais.

O estudo, realizado com mais de 2000 pessoas, trouxe uma curiosidade: os homens foram os mais influenciados pelos programas e noticiários sobre saúde mental. Personagens inspiraram 37% deles a buscar ajuda profissional, enquanto apenas 15% mulheres fizeram o mesmo.

“As representações da saúde mental na mídia e no jornalismo, quando bem feitas, são como um cordão de segurança. Os enredos dramáticos da ficção, em particular, podem ajudar as pessoas que estão sofrendo com transtornos mentais a se sentirem menos sozinhas. Esses programas desempenham um papel fundamental ao sinalizar que existe ajuda disponível”, explica o diretor da Mind, Paul Farmer. Fonte – Exame Abril

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h