Publicado em Deixe um comentário

Saúde Mental da Mulher

 

Apesar das doenças mentais atingirem tanto homens quanto mulheres, as mulheres apresentam alguns períodos de maior vulnerabilidade para o aparecimento de transtornos. Esses períodos correspondem aos dias que antecedem a menstruação, durante a gravidez e o pós-parto, na menopausa e no climatério.

Isso acontece devido à flutuação hormonal normal característica desses períodos em mulheres predispostas ao desenvolvimento de transtornos mentais.

Mulheres que apresentam algum transtorno mental em alguma dessas fases, são mais vulneráveis a tê-los novamente.

 

Transtorno Pré Menstrual
Transtorno Disfórico Pré-menstrual

Antes da menstruação é normal e muito comum presença de sintomas físicos (dor nas mamas, inchaço, dores de cabeça) e alguns sintomas psíquicos (alguma irritabilidade, tristeza, crises de choro) mas que não incapacitam as mulheres de continuar suas atividades habituais. Essa é a famosa TPM (tensão pré-menstrual).

Saiba mais

 

Depressão Pós Parto
Gravidez e Pós-parto

Pouco se fala de transtornos psiquiátricos na gestação. Na nossa sociedade, existem alguns mitos de que a gravidez é um período de plena felicidade e realização pessoal para a mulher e de que ela estaria protegida dos transtornos mentais. O que se vê na prática clínica é que as mulheres sentem vergonha de relatar algum sintoma de tristeza e descontentamento com a gravidez por medo do julgamento dos outros, além disso, muita das queixas das gestantes são consideradas “normais” e atribuídas à gestação, como maior sonolência, maior sensibilidade, entre outros.

Saiba mais

Menopausa
Menopausa e Climatério

Esse período de vida da mulher corresponde ao fim da idade reprodutiva e início da senelidade.

É uma fase conturbada, pois além das alterações hormonais, normalmente ocorrem eventos importantes na vida das mulheres, como aposentadoria, perda dos pais, saída dos filhos de casa e mudanças corporais decorrentes da idade.

Saiba mais

Fonte: dra. Juliana Cavalsan, psiquiatra do Hospital Santa Mônica – http://www.julianacavalsan.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *