Pimenta estimula o prazer e ajuda a perder peso - Hospital Santa Mônica

Devido aos componentes químicos capsaicina e pirerina contidos na pimenta, elas atuam como agente anti-inflamatório e melhoram o humor. Algumas propriedades também elevam a produção de endorfina, considerado o hormônio do prazer e que aumenta a sensação de bem-estar. Segundo o médico Márcio Bontempo em seu livro “Pimenta e seus benefícios à saúde”, o fruto tem também seis vezes mais vitamina C do que a laranja; sendo que 28 gramas de pimenta fornecem a quantidade diária de vitamina C que um adulto necessita.

No combate ao peso, a pimenta caiena, por exemplo, atua na queima metabólica e seus efeitos positivos foram comprovados por um estudo da Université Laval, no Canadá. Pesquisadores submeteram alguns voluntários da região a comer uma quantidade desse tipo de alimento durante o café da manhã. O resultado comprovou que as pessoas tiveram a redução do apetite. Já para melhorar o humor, o floricultor Ricardo Olani, sugere a pimenta de cheiro ou a vermelha. “Essas espécies de pimenta estimulam a produção do hormônio do bem-estar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, comenta.

Embora os benefícios da pimenta já sejam evidentes e alguns pratos típicos tenham como base o tempero, como o acarajé e a moqueca, o condimento ainda é pouco utilizado pelos brasileiros devido à sua ardência. A boa notícia é que essa sensação pode ser amenizada ao extrair as sementes. “Quem não gosta da sensação ardente, é só retirar a parte interna da pimenta que o sabor fica mais suave”, explica Olani.

Existe contraindicação para o consumo da pimenta?

Como já comprovado, as pimentas atuam beneficamente ao corpo humano, mas quem sofre com gastrite, por exemplo, deve evitar a ingestão, afinal o fruto estimula também a produção do suco gástrico, o que pode prejudicar ainda mais a inflamação. Por isso, nada melhor do que procurar orientações do nutricionista para que ele prescreva o cardápio ideal para o seu tipo de problema e indique a melhor maneira de inserir a pimenta na medida certa na sua alimentação. Segundo informações do livro de Bontempo, “nenhum alimento curativo, recurso medicinal ou erva, salvo em situações especiais e sob orientação profissional, deve ser usado em grande quantidade. E com a pimenta não é diferente”, afirma o autor.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h