Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Saúde Mental

Os benefícios da Zumba na grade terapêutica no tratamento do paciente psiquiátrico

A Zumba, uma forma de exercício que combina dança e aeróbica, tem se mostrado uma valiosa adição às intervenções terapêuticas em hospitais psiquiátricos.

No Hospital Santa Mônica, essa prática é utilizada como uma estratégia para promover a saúde mental e o bem-estar dos pacientes.

Conversamos com Natalie Andrade, Diretora Terapêutica, e Jânio Bispo Pereira, educador físico do hospital, para entender melhor os benefícios dessa atividade.

A dançaterapia

A Zumba é uma prática que não apenas promove a atividade física, mas também estimula a expressão emocional e a socialização entre os pacientes. De acordo com Natalie Andrade, “a dança é uma linguagem universal que permite aos pacientes se expressarem de maneiras que muitas vezes não conseguem verbalizar. A Zumba traz alegria e movimento para suas rotinas, ajudando na redução do estresse e na melhoria do humor.”

Além de ser uma atividade divertida, a Zumba oferece um espaço seguro para os pacientes interagirem, o que pode ser especialmente benéfico em um ambiente onde a socialização pode ser desafiadora. Jânio complementa: “Através da dança, os pacientes não só se exercitam, mas também criam laços uns com os outros. Isso é fundamental para a recuperação, pois o apoio social é um dos pilares da saúde mental.”

Benefícios comprovados

Estudos têm demonstrado que a dança, de maneira geral, pode ter efeitos positivos significativos sobre a saúde mental. Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Psychology destaca que a dança é eficaz na redução de sintomas de ansiedade e depressão, além de melhorar a autoestima e a qualidade de vida. Os autores sugerem que a dança não apenas proporciona um meio de expressão, mas também promove um estado de fluxo, onde os participantes se sentem mais conectados consigo mesmos e com os outros.

Natalie também ressalta que “a Zumba, especificamente, combina música envolvente e movimentos energéticos, criando uma experiência que é tanto física quanto emocional. Isso ajuda os pacientes a se desconectarem de suas preocupações diárias e se concentrarem no momento presente, o que é essencial para o bem-estar mental.”

Integração à Grade Terapêutica

No Hospital Santa Mônica, a Zumba é integrada a uma grade terapêutica diversificada, que inclui atividades de terapia ocupacional, arteterapia e grupos de apoio. Essa abordagem holística permite que os pacientes explorem diferentes formas de terapia e descubram o que funciona melhor para eles. Jânio observa que “a prática regular de Zumba também melhora a coordenação motora e a resistência física, que são essenciais para uma vida saudável. O exercício físico é uma poderosa ferramenta no tratamento de distúrbios mentais.”

A Zumba é mais do que uma simples atividade física; é uma forma de terapia que oferece aos pacientes uma maneira de se expressarem, se conectarem com os outros e melhorarem seu bem-estar mental. Como Natalie Andrade conclui: “A dança faz parte do tratamento dos pacientes com transtornos mentais e dependência química. No Hospital Santa Mônica, vemos diariamente os benefícios que essa prática traz aos nossos pacientes. A Zumba é uma parte vital do nosso compromisso com a saúde mental e a recuperação.”

Incorporar atividades como a Zumba na grade terapêutica não apenas enriquece a experiência dos pacientes, mas também contribui para um ambiente de cura mais positivo e acolhedor.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter