Hipocondria digital - Hospital Santa Mônica
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

cibercondria é um novo termo relacionado com a hipocondria, essa “afecção caracterizada por uma grande sensibilidade do sistema nervoso com tristeza habitual e preocupação constante e angustiante pela saúde“. Desta forma, a nova patologia afeta aqueles que também ficam obcecados com seu estado de saúde e consultam através da internet o que poderia estar afetando-os, fato que deriva em uma obsessão doentia. Para saber mais a respeito disso, neste artigo de umComo.com.br explicamos a você o que é a cibercondria.

O que entendemos por cibercondria

A cibercondria afeta aquelas pessoas que de forma compulsiva consultam através da internet os sintomas de diferentes afecções e patologias que acreditam estar sofrendo e, ao se deixarem influenciar pelo que leem, têm certeza de ter alguma dessas doenças.

Trata-se de algo similar à hipocondria, “afecção caracterizada por uma grande sensibilidade do sistema nervoso, com tristeza habitual e preocupação constante e angustiante pela saúde”, mas com a internet como fonte de informação e consulta.

O que implica a cibercondria

Os afetados pela cibercondria costumam autodiagnosticar-se, por causa da fé cega na internet, e costumam recorrer também à automedicação baseando-se naquilo que leram em suas telas. Este fato pode ter graves consequências e efeitos adversos, já que todo diagnóstico deve ser feito por um médico, bem como a supervisão de qualquer tratamento.

Como pode ser prevenida

Ainda que a internet seja uma boa fonte de informação, muito útil para outras questões, e que existam sites com informação confiável a respeito da saúde, é muito importante não usá-la como solução para tudo. É necessário ter consciência de que a saúde é algo com que não se deve brincar e que são os especialistas médicos que nos devem examinar e diagnosticar as doenças.

Desta forma, deve-se educar os menores a este respeito e conscientizar todos ao nosso redor quanto a este assunto, não acreditar plenamente em tudo o que lemos na internet e procurar nosso médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é a cibercondria, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos