Hospital não credenciado para atendimento SUS.

Guia para Pacientes e Visitantes

  • Relatório Médico/ Atestado A solicitação deverá ser realizada por meio de formulário específico, disponível na recepção. O prazo para entrega do documento é de até 5 (cinco) dias úteis a contar da data do pedido.
  • Solicitação de objetos pessoais à família O paciente deverá procurar a assistente social de referência. Ressaltamos que a entrada dos itens será avaliada pela equipe multiprofissional, verificando se estão entre os previamente autorizados.”
  • Isqueiro Solicitar diretamente ao Controlador de Acesso.
  • Celular E proibido a internação do paciente com o celular. Em casos de internação voluntária, situações de extrema urgência poderão ser avaliadas pela equipe, com uso monitorado pelo Serviço Social. Visitantes devem deixar seus aparelhos nos lockers disponíveis na entrada do hospital.”

  • Material de beleza
    • Acetona / Esmalte / Palito de unha
    • Cortador / Espátula de unha
    • Chapinha / Secador de Cabelo
    • Tesoura / Grampos de cabelo
    • Maquiagem com espelho
  • Rouparia / Acessórios
    • Roupas de alto custo
    • Casaco de pele
    • Calçados de alto custo e com salto
    • Roupas decotadas ou de alcinha
    • Lenços e cachecóis
    • Sungas e/ou biquini
    • Bijuterias / Joias / Brincos / Gargantilhas/ Colares / Piercings
    • Bermuda /calça legging (branca e bege)
    • Roupas de cor preta sem identi
    • Edredom / Cobertores
    • Travesseiro – sob avaliação*
    • Terços e Guias
    • Calçados com cadarço
  • Alimentos
    • Proibida entrada de alimentos
  • Equipamentos
    • Celular / Ipod
    • Carregador de celular
    • Chip
    • CD´s
    • DVD´s
    • Televisão
    • Notebook
    • Rádio
    • Cofre
    • Itens de Alto Custo serão avaliados pela equipe multiprofissional.
  • Valores
    • Dinheiro
    • Cartão de banco
  • * Livros sob avaliação médica
  • *Protetor Solar (especial) somente com lacre de fábrica, podendo ficar retido para posterior avaliação

  • Enxoval sugerido
    • 07 Camisetas mangas curtas
    • 07 Camisetas mangas longas
    • 02 Calças de jeans
    • 05 Calças de moletom
    • 05 Blusas de frio (moletom)
    • 07 Peças intimas (calcinhas, cuecas, sutiãs)
    • 04 Pijamas ou camisolas
    • 01 Tênis confortável (sem cadarço) caso venha com cadarço será substituído
    • 07 Pares de meia
    • 02 Bermudas de banho ou maiô macaquinho
    • * Maquiagem ficará retida para avaliação
  • Cigarros
    • Ala D, 1º e 2º andares: os itens são disponibilizados pela equipe de enfermagem, conforme a demanda e dinâmica do setor
    • 3º e 4º andares: a retirada dos itens é de responsabilidade do próprio paciente, diretamente na Sala Centro de Distribuição de Produtos (Consultório 11)
  • Medicamentos
    • A entrada de medicamentos será permitida somente mediante liberação do farmacêutico, acompanhada de receita médica.

  • Itens de higiene pessoal
    • Visando à segurança dos pacientes, os itens de higiene devem ser adquiridos exclusivamente no hospital, na Sala Centro de Distribuição de Produtos (consultório 11)
    • Antes de solicitar a retirada junto ao setor de internação, verifique previamente com a equipe de enfermagem quais itens foram autorizados pelo responsável legal pela internação
  • Sala Centro de Distribuição de Produtos (consultório 11)
    • Atendimento das 8h às 14h
  • Atendimento do Rol (entrada externa)
    • Atendimento geral a pacientes e familiares
    • Todos os dias, das 8h às 20h, para entrada ou retirada de roupas e pertences
  • Atendimento a pacientes internados (Consultório 21)
    • De segunda a domingo, das 9h45 às 11h e das 18h às 20h
  • Lavanderia
    • As roupas sujas (enxoval e vestuário pessoal) são recolhidas diariamente nas unidades, nos períodos da manhã, tarde e noite, conforme a demanda e o horário de cada setor. Após a higienização, as peças ficam disponíveis para retirada na sala de hotelaria ou são distribuídas conforme a organização de cada andar. A entrega dos enxovais higienizados é realizada diariamente pela equipe da lavanderia diretamente aos postos de enfermagem.
    • 1º e 2º andares As roupas e enxovais higienizados são entregues no posto de enfermagem entre 06h00 e 08h00 e distribuídos conforme a dinâmica do setor. No 1º andar, a lavagem é realizada diariamente.
    • 3º e 4º andares A retirada das roupas ocorre na sala de hotelaria diariamente, nos seguintes horários: das 10h00 às 11h00 e das 18h30 às 19h30. Para pacientes acamados, as peças são entregues diretamente à equipe de enfermagem. Os enxovais são entregues no período da manhã, diretamente no posto de enfermagem.
    • Bloco B Térreo (BBT) e Bloco B Superior Adulto (BBS) A lavagem ocorre de segunda a sexta-feira. A entrega das roupas é realizada pela equipe de Hotelaria, 72 horas após cada processo de higienização.
    • Ala D A lavagem ocorre às sextas-feiras. As roupas são distribuídas pela equipe de hotelaria 72 horas após a higienização.
    • Bloco B Superior KIDS (BBS Kids) A lavagem ocorre às terças-feiras e aos sábados. As roupas são distribuídas pela equipe de hotelaria 72 horas após a higienização.
  • Toalhas
    • São fornecidas no prazo máximo de 72 horas. No momento da devolução da toalha usada, uma nova, devidamente higienizada, é entregue ao paciente.
    • O uso da lavanderia hospitalar não é obrigatório, exceto para pacientes em tratamento de dependência química. O responsável deve retirar as roupas a cada 3 dias; caso contrário, a lavagem será iniciada no 4º dia com cobrança automática. Roupas delicadas e de alto valor não são recomendadas, pois o hospital não se responsabiliza por danos (nosso processo de lavagem de roupas é de lavanderia industrial). Tênis, sapatos e bonés não são lavados, e roupas consideradas inadequadas poderão ser devolvidas.

  • Quantidade visitantes e Acesso ao hospital:
    • Permitida a entrada de até 2 familiares por paciente respeitando os horários estabelecidos para cada unidade. É proibido o acesso aos blocos e dormitórios e a entrada de alimentos.
  • Bloco B – Kids
    • Todos os dias (a partir do 7° dia de internação)
    • 10h30 às 12h00
  • Saúde Mental
    • Todos os dias (a partir do 7° dia de internação)
    • 15h00 às 18h00
  • Dependência Química
    • Quinzenalmente, as sextas-feiras
    • 09h30 às 11h00

  • Dependência Química
    • As famílias são convidadas a participar de encontros quinzenais às sextas-feiras, das 09h00 às 09h30, a partir da primeira visita. A atividade é essencial para o fortalecimento do vínculo familiar no processo terapêutico. Após a atividade, os familiares estão liberados para a visita. Reforçamos a importância da busca por apoio externo, como Al-Anon, Nar-Anon e Amor-Exigente
  • Transtorno Mental
    • As atividades coordenadas pela Equipe Multidisciplinar para pacientes com Transtorno Mental são realizadas segunda, quarta, sexta e domingo. As 14h30 as 15h00. Após a atividade, os familiares estão liberados para a visita

São realizadas apenas para responsável pela internação que deverá passar informações recebidas para os demais membros da família do(a) paciente em horário comercial.
  • 1° ou 2° Dia de Internação (24 a 48 horas)
    • O psicólogo(a) encarregado(a) pelo acolhimento inicial do paciente entrará em contato com o familiar responsável pela internação para passar as primeiras informações sobre o(a) familiar internado(a)
  • 4° dia de internação
    • O psicólogo de referência, que acompanha o projeto terapêutico do paciente, entrará em contato com o familiar responsável pela internação para informar como será o tratamento adotado
  • 6° dia de internação
    • O enfermeiro responsável pela Unidade aonde o(a) paciente estiver internado(a) realizará uma chamada telefônica para o familiar responsável pela internação
  • Até o 7° dia de internação
    • O médico psiquiatra de referência do paciente, entrará em contato com o familiar responsável pela internação do paciente para prestar informações sobre o tratamento proposto ao paciente (conforme previamente agendado)
  • A partir da 2° semana de tratamento
    • O paciente realizará até 02 ligações telefônicas para o(a) familiar responsável pela Internação (conforme liberação do psicólogo), acompanhado(a) de um profissional da equipe de atendimento, sendo:
      • 01 Chamada com o psicólogo de referência
      • 01 Chamada com enfermeiro da unidade

ImportanteAs ligações aos pacientes em tratamento para dependência química estão condicionadas à adesão satisfatória à grade terapêutica, monitorada pela equipe multiprofissional.

  • Lanchonete
    • Para o paciente fazer uso dos produtos da cantina é necessário que o responsável entre em contato direito com a Lanchonete (serviços terceiro) para o depósito de créditos: Café Canuto WhatsApp: (11)98117-3228
      Email: cafecanuto@gmail.com
      CNPJ 34.462.933/0001-12 NGD CANUTO LANCHONETES
      Dados Bancários: Ag. 1634 Conta: 130033889-8
  • Refeitório – Horários
    • Café da manhã – 7h00 às 8h00
    • Colação – 9h30 às 10h00
    • Almoço – 11h00 às 12h00
    • Lanche da tarde – 14h45 às 15h10
    • Jantar – 18h00 às 19h00
    • Ceia – 20h40 às 21h15

  • Atendimento Digno Receber atendimento digno, atencioso e respeitoso, livre de qualquer forma de discriminação.
  • Acesso à Informação Receber informações claras, objetivas e adequadas à sua condição cultural sobre diagnósticos, exames, tratamentos, riscos e benefícios.
  • Segurança Ter garantido o sigilo de suas informações pessoais, respeitado o limite do risco à terceiros ou à saúde pública.
  • Infantojuvenil Pacientes menores de idade devem permanecer acompanhados por um responsável durante todo o período de hospitalização.

  • Identificação Manter sua identificação institucional (pulseira) durante toda a permanência.
  • Respeito Tratar com respeito todos os pacientes, acompanhantes e profissionais, independentemente de quaisquer diferenças.
  • Patrimônio Zelar pelos recursos e instalações disponibilizados pelo hospital.
  • Informações de Saúde Fornecer informações completas e precisas sobre o seu histórico clínico.
  • Comportamento Evitar contato físico, agressão ou qualquer tipo de relação íntima durante a internação. Este comportamento é passível de medida educativa, sujeita à avaliação da Equipe Multidisciplinar
  • Participação Cooperar com o tratamento, aderindo às atividades terapêuticas propostas.
  • Pertences Manter seus itens de uso pessoal sob sua responsabilidade. É proibido, em qualquer circunstância, trocar, doar, vender ou negociar roupas, pertences ou cigarros entre pacientes (moeda de troca).”

A instituição disponibiliza um canal de comunicação voltado à melhoria contínua dos processos, por meio de formulário impresso, disponível na caixa de manifestações (queixas, elogios ou sugestões), localizada em frente à Sala do Conviver. O paciente também pode solicitar atendimento presencial ao SAC, por intermédio do enfermeiro do setor, que acionará o analista de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, ou encaminhar a manifestação pelo e-mail: sac.interno@hospitalsantamonica.com.br.

Embora o paciente tenha direito à alta a pedido, é importante compreender os riscos clínicos, emocionais e sociais envolvidos, especialmente em casos de transtornos psiquiátricos e dependência química. A alta precoce pode comprometer a eficácia do tratamento, aumentar o risco de recaídas e reinternações. Por isso, toda solicitação deve ser muito bem discutida com a equipe de referência.
gradient
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