Fábio Patrus realiza treinamento para a liderança do Hospital Santa Mônica

Fábio Patrus, profissional com mais de 20 anos de experiência como executivo em hospitais de excelência como Sírio Libanês e Albert Einstein, que passou a atuar no Hospital Santa Mônica, como Senior Business Advisor no final de 2022, realiza no último dia 27, o primeiro  treinamento para a liderança sobre “O Novo Mindset da Liderança na Saúde”.

O treinamento abordou os modelos de liderança e o seu papel frente ao avanço das inovações no mercado da saúde e as fortes mudanças de cenário.

No Hospital Santa Mônica, Fábio Patrus, desenvolve um trabalho focado em três frentes:

·        Treinamento e Capacitação da Equipe como o realizado neste dia 28.

·        Advisor: Rever a estrutura; competências da liderança; indicar tecnologias que possam ajudar a melhorar a performance da equipe e na aferição dos indicadores; além de outras questões ligadas à gestão;

·        Thalamos: uma healthtech criada para integrar e interpretar, de forma única, dados estruturados e não estruturados de qualquer sistema para suportar a tomada de decisão assistencial, de forma proativa e em tempo real.
A tecnologia proprietária de linguagem natural unida ao expertise da gestão hospitalar para desenvolver soluções capazes de avaliar a estrutura e a prática assistencial e recomendar em tempo real os ajustes para total conformidade com os protocolos e critérios de cada instituição.
O WFM Thalamos, voltado para a gestão da força de trabalho assistencial (Workforce Management – WFM) foi testado com sucesso no Hospital Infantil Sabará.

Para Suzana Bellizia Amaral, CEO do Hospital Santa Mônica, Fábio Patrus vem prestando consultoria estratégica em RH ao Hospital Santa Mônica e com suas intervenções implementamos mudanças que trouxeram ainda mais qualidade aos serviços prestados pelo HSM. Estamos felizes com a parceria.”

Sobre o Fábio Patrus

Proveniente de família mineira e da saúde, o pai e dois irmãos são médicos, um cardiologista, outro patologista e um terceiro psicólogo. Formado em administração de empresas, desde cedo já vislumbrava muitas oportunidades para a área da saúde, como atuar como um braço executivo para médicos e enfermeiros.

Posteriormente, cursou MBA em Gestão Hospitalar, direcionando sua carreira para a gestão em saúde. Atuou no Hospital Albert Einstein por 7 anos, assessorando o Superintendente Corporativo, saiu para assumir um novo desafio em Belo Horizonte, a recuperação financeira de um hospital que com o trabalho, foi saneado e posteriormente, vendido.

Recebeu um convite para voltar para São Paulo para o Hospital Sírio Libanês, onde atuou por 15 anos, até abril de 2021, onde reestruturou a área de recursos humanos, apoiou as áreas de negócio e desenvolveu o Programa O Cuidando de Quem Cuida que é uma iniciativa institucional que promove saúde e bem-estar dos profissionais que fazem do Hospital Sírio Libanês uma referência internacional em saúde. Com este programa conseguiu reduzir em quase 30% o custo do plano de saúde e, este produto, acabou virando uma Unidade de Negócio oferecendo orientação e mapeamento da saúde dos colaboradores de empresas. Posteriormente, assumiu a gestão das áreas externas – Programa de Saúde Populacional – Unidades no Itaim e Brasília.

Em 2021, se desligou do Sírio Libanês e montou uma empresa de consultoria voltada para gestão na saúde. Paralelamente, também atua como professor na Fundação Getúlio Vargas e realiza cursos in company