Publicado em Deixe um comentário

Euphoria da HBO introduziu o Fentanil, saiba mais sobre a droga mortal.

Conforme o artigo produto pela Mens Health, a série Euphoria, da HBO, que aborda o  uso desenfreado de drogas na adolescência, levantou uma nova questão na 2ª Temporada: a personagem de Zendaya faz uso de fentanil.

Com a colaboração do psicólogo Antonio Chaves Filho, preparamos algumas informações para vocês, boa leitura!

Mas o que é fentanil?

O fentanil é um opiáceo sintético, uma substância derivada do ópio que se liga a receptores no cérebro e incita a liberação de certos neurotransmissores como a dopamina. Ele também pode se ligar a receptores no sistema nervoso e é indicado dor intensa. (É assim que drogas como a morfina funcionam.) A Drug Enforcement Administration (DEA) observa que o fentanil é cerca de 80 a 100 vezes mais forte que a morfina. Um sintoma comum associado ao uso de Fentanil: euforia.

Quando prescrito legalmente, o fentanil pode tratar a dor severa e pode ser administrado como uma injeção, um adesivo ou uma pastilha. Ilegalmente, a droga é frequentemente usada como pó, pingada em papel ou usada em conta-gotas e sprays nasais, ou transformada em pílulas.

O CDC relata que as overdoses envolvendo fentanil aumentaram significativamente desde 2012. Embora, foram observados aumentos em todas as faixas etárias, aqueles particularmente em risco eram homens entre 25-34. O fentanil é frequentemente misturado e disfarçado com outras drogas, o que significa que muitos usuários não sabem o que estão realmente tomando. Os dados do Instituto Nacional de Abuso de Drogas sugerem que essa mistura de drogas levou a um aumento geral nas overdoses nacionais envolvendo opioides.

As overdoses ocorrem quando a respiração do usuário diminui e o cérebro fica privado de oxigênio adequado. Essa privação pode causar hipóxia e levar a danos cerebrais permanentes, coma ou morte. O fentanil é mais poderoso que a heroína e apenas uma pequena quantidade pode ser fatal. Isso significa que apenas uma gota que Rue consumiu ontem à noite poderia, de fato, matá-la.

O uso de fentanil tem sido associado às mortes de Tom Petty, Prince e Lil Peep. 

Sintomas do vício em fentanil

Os sintomas do vício em fentanil podem incluir:

  • Tolerância ou necessidade de usar mais para atingir o pico;
  • Usar para evitar os sintomas negativos da abstinência de fentanil;
  • Preocupação com o fentanil, seja usando ou obtendo;
  • Optar por não participar de atividades sociais para usar fentanil;
  • Usar fentanil apesar de seus efeitos negativos.

Algumas pessoas podem acabar dependentes de opioides como o fentanil devido a uma predisposição genética ao vício. Filhos de alcoólatras são um forte exemplo disso. Eles são 3-4 vezes mais propensos a se tornarem dependentes de uma substância quando adultos em comparação com crianças com pais não alcoólatras, a Academia Americana de Especialistas em Estresse Traumático.

Outros podem estar em risco devido a problemas de saúde. Alguns começam a usar o fentanil para tratar a dor e acabam abusando dele. Doenças de saúde não se limitam à saúde física também. Se você tem um transtorno de saúde mental, também é mais provável que você se envolva em abuso de substâncias como forma de automedicar os sintomas de seu problema de saúde mental.

A dependência é em parte uma questão psicológica, mas principalmente física para a maioria dos viciados. Longos períodos de tempo gastos abusando do fentanil causam disfunção no cérebro. Quando você abusa de opioides por um tempo, os receptores de dopamina no cérebro começam a funcionar mal e não podem funcionar de forma eficaz sem os opioides que os conduzem.

Efeitos colaterais do abuso de fentanil

Uma das maiores demografias que abusam do fentanil inclui indivíduos que receberam prescrição do medicamento para dor. Com o tempo, os usuários podem começar a fazer uso indevido do medicamento, usando-o com mais frequência do que o prescrito, acreditando que será mais eficaz. Isso não só é falso, como também traz muitos riscos à saúde do usuário. O abuso decorre dos efeitos de alívio da dor do uso, como sentimentos de euforia, sedação e relaxamento.

Os efeitos colaterais associados à retirada do fentanil podem incluir:

  • Fraqueza muscular
  • Náuseas e/ou vômitos
  • Anorexia
  • Diarreia
  • Frequência cardíaca elevada
  • Hipertensão
  • Aumento da frequência respiratória
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Dilatação da pupila

Qual é o tratamento para dependência de fentanil?

As opções de tratamento para dependência de fentanil podem incluir uma combinação de desintoxicação para tratar a abstinência, reabilitação de pacientes internados, onde os pacientes podem participar de programas de terapia sob supervisão, tratamentos assistidos, bem como programas ambulatoriais de meio período para fornecer suporte contínuo.

Não há solução rápida para o vício em fentanil. A recuperação não acontecerá da noite para o dia. De fato, o tratamento para dependência de opioides geralmente leva pelo menos um ano. 

O tratamento holístico também é sempre uma opção. A maioria dos viciados não é alheia ao estresse e à ansiedade”, duas questões que práticas como meditação e ioga podem ajudar a melhorar. De acordo com um estudo , 300 pessoas que participaram de uma sessão de duas horas de ioga relataram uma diminuição de 14,7% na ansiedade. Essas práticas terapêuticas também podem ajudar pessoas com uso concomitante de substâncias e distúrbios de saúde mental. Um estudo que comparou a eficácia de várias ferramentas de prevenção de recaídas observou que 17% das pessoas que participaram de um programa tradicional tiveram uma recaída no ano seguinte, enquanto 14% em um programa de 12 etapas o fizeram. Apenas 9% que praticaram mindfulness retornaram ao abuso de substâncias. Em geral, cuidados abrangentes que incorporam várias abordagens de tratamento podem abordar melhor os casos complexos.

Soluções e tratamentos do Hospital Santa Mônica 

Nosso artigo já está chegando ao final. Mas ainda há tempo de destacar as soluções do Hospital Santa Mônica para ajudar a quem precisa superar esse problema. Em nossa instituição, você encontrará parceiros de sua linha de trabalho, com experiência na reabilitação da saúde mental. 

Portanto, não perca mais tempo e conheça nossas opções de tratamento disponíveis. Saiba que o Hospital Santa Mônica está pronto para receber profissionais que necessitam de apoio e atenção especializada para vencer os desafios impostos pelo abuso de drogas anestésicas.

E você, precisa de uma solução para superar problemas assim? Entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nossas redes sociais