Publicado em Deixe um comentário

Estar com os amigos reduz risco de depressão

As pessoas que se encontram com amigos e familiares pessoalmente pelo menos três vezes por semana correm um risco menor de desenvolver depressão, em comparação com aqueles que mantêm apenas o contato virtual. É o que diz um estudo publicado recentemente na revista científica American Geriatrics Society.

Para este estudo os investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam 11 mil adultos, com mais de 50 anos, ao longo de dois anos. Os resultados mostraram que os indivíduos que se encontravam com amigos e parentes apenas uma vez por semana tinham 11,5% de probabilidades de ter sintomas de depressão após dois anos. Em compensação, aqueles que se encontravam com os entes queridos pelo menos três vezes por semana corriam um risco de apenas 6,5%.

De acordo com os autores, a regularidade e frequência do contato virtual, por telefone, e-mail ou redes sociais não afetaram o risco descoberto. “Descobrimos que as formas de socialização não são iguais. Telefonemas ou comunicação digital com amigos e familiares não têm o mesmo poder das interações pessoais para ajudar a afastar o risco de depressão”, afirmou Alan Teo, principal autor do estudo. “O contato pessoal pode ser considerado medicina preventiva, assim como tomar vitaminas regularmente”, salientou o autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *