Publicado em Deixe um comentário

Dieta saudável previne episódios de depressão, indica estudo

Uma dieta composta de frutas, verduras, legumes, oleaginosas e menos carnes processadas pode estar associada à prevenção de episódios depressivos, avalia estudo. A pesquisa foi publicada no BioMed Central Medicine e envolveu 15093 indivíduos. “A dieta saudável já é comumente associada à benefícios físicos, o que queremos saber é se ela também traz benefícios ao cérebro”, diz Almudena Sanchez-Villegas, pesquisadora da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e uma das autoras do estudo.

Para chegar aos resultados, os cientistas compararam a dieta reportada com o diagnóstico de depressão. Um sistema de pontos foi utilizado. Quanto mais alta a pontuação, mais saudáveis foram considerados os nutrientes ingeridos. Carnes processadas e fontes de gordura trans, por exemplo, recebiam pontos negativos. Frutas e verduras, na outra ponta, valiam pontos positivos. Dez anos depois, esses mesmos indivíduos responderam a mesma pesquisa. Eles deveriam citar o tipo de dieta e as doenças que surgiram nesse meio tempo.

Em 2009, cerca de 1550 indivíduos que, dez anos antes, não tinham reportado depressão, disseram ter recebido o diagnóstico ou terem feito o uso de antidepressivos.
Em comum, esses indivíduos reportaram menor consumo de ômega 3, frutas, verduras e legumes e mais de carnes processadas. Um consumo aumentado de álcool também foi visto. “Mesmo uma baixa aderência a dietas saudáveis, já estava associada a um efeito protetor da depressão”, explica Sanchez-Villegas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga nossas redes sociais