Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Psiquiatria

Dieta saudável previne episódios de depressão, indica estudo

Uma dieta composta de frutas, verduras, legumes, oleaginosas e menos carnes processadas pode estar associada à prevenção de episódios depressivos, avalia estudo. A pesquisa foi publicada no BioMed Central Medicine e envolveu 15093 indivíduos. “A dieta saudável já é comumente associada à benefícios físicos, o que queremos saber é se ela também traz benefícios ao cérebro”, diz Almudena Sanchez-Villegas, pesquisadora da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, e uma das autoras do estudo.

Para chegar aos resultados, os cientistas compararam a dieta reportada com o diagnóstico de depressão. Um sistema de pontos foi utilizado. Quanto mais alta a pontuação, mais saudáveis foram considerados os nutrientes ingeridos. Carnes processadas e fontes de gordura trans, por exemplo, recebiam pontos negativos. Frutas e verduras, na outra ponta, valiam pontos positivos. Dez anos depois, esses mesmos indivíduos responderam a mesma pesquisa. Eles deveriam citar o tipo de dieta e as doenças que surgiram nesse meio tempo.

Em 2009, cerca de 1550 indivíduos que, dez anos antes, não tinham reportado depressão, disseram ter recebido o diagnóstico ou terem feito o uso de antidepressivos.
Em comum, esses indivíduos reportaram menor consumo de ômega 3, frutas, verduras e legumes e mais de carnes processadas. Um consumo aumentado de álcool também foi visto. “Mesmo uma baixa aderência a dietas saudáveis, já estava associada a um efeito protetor da depressão”, explica Sanchez-Villegas.

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter

    setembro amarelo