Com Cartão Recomeço, Governo amplia tratamento a dependentes químicos - Hospital Santa Mônica

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quinta-feira, 9, o Cartão Recomeço, destinado à recuperação voluntária de dependentes químicos no Estado. O benefício faz parte do compromisso assumido pelo Governo de São Paulo de combater o crack e investir na recuperação da dependência química como doença e o dependente como ser humano. Inicialmente, serão distribuídos três mil cartões que irão custear o atendimento em entidades escolhidas pelo Estado por meio de edital.

A coordenação do programa será feita por um grupo gestor formado por representantes das secretarias de Desenvolvimento Social, da Justiça e Defesa da Cidadania e da Saúde. De acordo com o governador, o benefício não será pago ao dependente ou à sua família. Será destinado diretamente à entidade de recuperação por meio do cartão, que também servirá para controle de comparecimento à recuperação. “Existem casos que o dependente químico não precisa ser internado, mas precisa de apoio para restabelecer o vínculo familiar. Esse é um trabalho importante das comunidades terapêuticas”, disse.

Alckmin afirmou que mesmo após a internação e os 45 dias de desintoxicação, o problema não está resolvido e é necessário o acompanhamento, a reinserção na sociedade e o convívio familiar. “O que estamos fazendo são parcerias com as entidades da sociedade civil que têm uma larga experiência para fazer esse trabalho.”

A primeira fase do programa será desenvolvida em 11 cidades: Diadema, Sorocaba, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José dos Campos, Osasco, Santos e Mogi das Cruzes. Para a escolha dos municípios foram utilizados os critérios de tamanho da rede de referência em assistência social e saúde, além da localização nas regiões-polo.

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h