Unidade Vila Nova conta com terapia e educação assistidas por cães, com o objetivo de potencializar os processos de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento social e ainda gerar melhorias na saúde, bem-estar e autoestima das pessoas.
A Unidade Vila Nova conta com uma equipe de profissionais que oferece um trabalho focado na terapia e educação assistidas por cães. Essas práticas utilizam a interação entre homem e cão para potencializar os processos de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento social e ainda gerar melhorias na saúde, bem-estar e autoestima das pessoas. Segundo o fisioterapeuta Vinicius Ribeiro, um dos fundadores do Humanimais que realiza um trabalho voltado para Terapias Assistidas por Cães.
A atuação é voltada para diagnósticos diversos como: esquizofrenia, déficit de atenção, depressão, transtorno bipolar, entre outros, de crianças e adultos. Também atuam com pacientes geriátricos e na área de cuidados paliativos, dando suporte aos acompanhantes. Vinicius é dono do vira-lata Madiba, um dos cães terapeutas do Humanimais e garante que a interação com o cão pode ajudar no processo de recuperação de memórias e tirar a pessoa do isolamento.
Ainda segundo o especialista, cada cachorro tem um treinamento específico de acordo com a função que irá desempenhar, o que influencia é a análise do comportamento do animal, não da raça. O golden Lion, por exemplo, muito tranquilo e carinhoso, é um “psicopedagogo” perfeito para atividades como leitura de histórias. Já o vira-lata Madiba foi treinado desde pequeno para atuar como cão terapeuta, considerando seu perfil ativo e brincalhão, mas também muito educado. “E ele foi basicamente treinado pelos pacientes, que ensinaram vários comandos, como rolar, dormir e dar abraço”.
A equipe treina cães de assistência para atuarem com crianças do espectro autista, por exemplo, o cão pode ajudá-la a abordar e ser abordada por outras pessoas, além de evitar fugas e autoagressão, ajudar a socialização, tranquilizando os pais. “Essa mediação afetiva pode acontecer naturalmente também, mas o ideal é que o cachorro seja treinado, que os comportamentos sejam ajustados às necessidades da criança. É um grande ganho, algo que tira as crianças e também as famílias do isolamento”, pontua.
Por que utilizar cães terapeutas nas nossas práticas?
- Liberação de B-endorfina, oxitocina, prolactina, dopamina, entre outros, produzindo efeitos tranquilizadores e relaxantes;
- Diminuição os níveis de cortisol, hormônio do estresse;
- Redução dos níveis de ansiedade;
- A interação com os cães facilita a criação de vínculos afetivos, tornando as atividades mais prazerosas;
- Não possuem a capacidade de julgar, assim os participantes sentem-se livres para errar;
- Facilita a aprendizagem e a comunicação;
- Estimula as habilidades sociais. Oficinas Visando o desenvolvimento integral do indivíduo e baseado nos benefícios científicos de se utilizar os cães como mediadores de processos terapêuticos, a equipe de profissionais desenvolveu oficinas e dinâmicas que proporcionam aos pacientes o melhor da interação homem-cão.
- Oficina de Habilidade sociais: comunicação não verbal, empatia, reforço positivo e resoluções de problemas serão alguns dos temas trabalhados nestas oficinas. Através da interação com os cães e técnicas de adestramento os pacientes poderão desenvolver e aprimorar suas habilidades sociais.
- Oficinas em Terapia Assistida por Cães: Os temas desenvolvidos ao longo dessas oficinas serão planejados de acordo com a demanda e perfil dos grupos formados. Desta forma, focaremos em temas específicos para cada grupo, buscando sempre trabalhar o corpo, a mente e a cognição através da Terapia Assistida por cães.
Como funcionam as oficinas?
- 3 oficinas semanais (1 de habilidades sociais e 2 de terapia assistida por cães);
- 2 profissionais com pelo menos 2 cães por oficina;
- Duração de 50 minutos cada oficina;
- Quando acontecem as oficinas na Unidade Vila Nova – às quintas-feiras no período da tarde, das 14h às 18h.
Quem são os terapeutas?
Vinicius Fava Ribeiro, Fisioterapeuta e Técnico em Terapias Assistidas por Animais pela Fundação Bocalanda Espanha. Diretor da TAC trabalha em parceria com psicólogos, pedagogos e adestradores, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem terapêutica global do indivíduo. Fundador e fisioterapeuta da empresa Humanimais. Andrea Lorenzon Petenucci, pedagoga formada pela Universidade Anhembi – Morumbi, participou do curso de extensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC – SP e A.C.Camargo. Em 2009, fez parte do projeto entre Jovens do Instituto Unibanco.
Professora convidada da Universidade Federal de São Carlos disciplina de Terapias Assistidas por Animais no curso de pós-graduação em Neuropediatria. Pós-graduanda em Gerontologia. Fundadora e pedagoga da empresa Humanimais. Lilian Bertolo, formada em psicologia pela Universidade Federal de SãoPaulo. Em 2012, participou da ONG Oficina do Futuro e desde 2013 atua como psicóloga nos projetos de educação e gerontologia da Humanimais dentro do IPqHC-FMUSP. Sócia e psicóloga da empresa Humanimais.
Como agendar uma consulta?
ligue para (11) 3045-2228 Unidade Vila Nova Rua João Lourenço, 190, Vila Nova Conceição – SP (11) 3045-2228 – contato@unidadevilanova.com.br Fonte: Humanimais – Terapia Assistida por animais e Matéria “No IPq, cães auxiliam diagnóstico e terapia de crianças com transtornos psiquiátricos”, publicada em Comportamento, USP Online Destaque, Aline Naoe, em 29 de setembro de 2015