Como lidar com um familiar com dependência?
Antes de saber o que fazer para lidar com um familiar com dependência, é interessante entender melhor do que se trata esse transtorno. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, tornar-se uma pessoa dependente química não é algo intencional, tampouco uma falha moral ou falta de vontade.
Tenha empatia
Entender o transtorno e como a pessoa pode ter chegado a um determinado estado de dependência química são passos iniciais para se colocar no lugar dela. Assim, é possível compreender melhor o sofrimento que essa situação causa e sentir empatia.
Quais tratamentos existem
O primeiro passo é entender o que é a dependência química, mas não para por aí. Reconhecer que essa é uma doença que afeta o estado mental e emocional de um indivíduo é fundamental também para despertar a curiosidade para conhecer os tratamentos disponíveis.
Uma vez que a dependência química não se limita à vontade de usar uma determinada droga, mas da falta de motivação e controle para não consumi-la, o tratamento precisa lidar diretamente com a questão do controle das ações. No entanto, é importante ter em mente que se livrar de uma dependência é um processo contínuo.