Terminar relacionamentos significativos é difícil. Em algumas situações, a natureza esmagadora da situação pode levar um dos parceiros a se sentir desesperado e suicida. Aprenda como apoiar um ex-parceiro que está angustiado ou com tendências suicidas.
Terminar relacionamentos significativos é difícil. Nessas situações, pode haver muita emoção e incerteza e, muitas vezes, a decisão de terminar o relacionamento é tomada por um dos parceiros, apesar dos sentimentos e do compromisso do outro.
Em algumas situações, a natureza esmagadora da situação pode levar um dos parceiros a se sentir desesperado e suicida.
Nessas situações, a pessoa pode se sentir lesada ou abandonada e sem esperança, tendo ideação suicida. Já a pessoa que tomou a decisão de terminar o relacionamento geralmente passou por um longo processo de luto e desapego, antes de deixar o relacionamento. E na maioria dos casos, já determinaram como será seu futuro. Eles estão muito mais longe na jornada de separação do que o outro parceiro.
Em contraste, embora a pessoa deixada para trás possa estar ciente de conflitos ou problemas no relacionamento, muitas vezes é um choque quando o parceiro rompe. Em alguns casos, o parceiro magoado ou abandonado pode culpar diretamente o outro pelos sentimentos suicidas que está tendo.
Alternativamente, a pessoa que tomou a decisão de terminar o relacionamento pode, de alguma forma, sentir-se responsável ou que fez algo que fez com que se sentisse assim. É importante entender que geralmente não é culpa deles.
Cerca de 42% dos casos de suicídio estão ligados a término de relacionamentos.
Pode ser útil lembrar o seguinte se você estiver nessa situação
Seu ex-parceiro está com ideação suicida como resultado de sua interpretação das crises ou situações difíceis pelas quais está passando e devido à percepção atual de que o futuro parece sombrio ou inexistente para ele.
O colapso da separação / relacionamento pode ser uma das várias situações estressantes da vida que seu ex-parceiro está enfrentando atualmente.
Se você decidiu deixar um relacionamento, sua decisão de terminar o relacionamento provavelmente foi baseada em muito pensamento durante muito tempo. É importante que você tenha em mente suas razões para escolher terminar o relacionamento, pois as pessoas podem se sentir obrigadas a retornar ou permanecer em um relacionamento disfuncional quando seu ex-parceiro ou cônjuge passa a ter ideação suicida.
É importante que você se lembre de que seu parceiro ou cônjuge é responsável por seus próprios pensamentos e sentimentos, assim como você é responsável por seus próprios pensamentos e sentimentos.
Relacionamentos: Apoiar um ex-parceiro que está angustiado ou com tendências suicidas
Pode ser muito difícil descobrir quanto apoio você pode fornecer ao seu parceiro enquanto ele passa pelo processo de luto pessoal após o fim do relacionamento. Mesmo que você tenha tomado a decisão de terminar o relacionamento, pode ser muito preocupante testemunhar alguém com quem você teve um relacionamento experimentando emoções tão angustiantes.
Embora você possa querer dar apoio à outra pessoa, é importante que ela não receba a mensagem errada sobre seus pensamentos sobre a possibilidade de continuar o relacionamento.
Mas caso seja você quem esteja sofrendo e precisa de ajuda nesse sentido. não perca tempo: fale com o Hospital Santa Mônica!