Não aceitamos pacientes do SUS. Cobertura de planos de saúde apenas para internações. Consultas são somente particulares no Centro de Cuidados em Saúde Mental do HSM, unidade externa localizada na Praça da Árvore, em São Paulo.

Saúde Mental Vídeos

Suicídio Amoroso

Terminar relacionamentos significativos é difícil. Em algumas situações, a natureza esmagadora da situação pode levar um dos parceiros a se sentir desesperado e suicida. Aprenda como apoiar um ex-parceiro que está angustiado ou com tendências suicidas.

Terminar relacionamentos significativos é difícil. Nessas situações, pode haver muita emoção e incerteza e, muitas vezes, a decisão de terminar o relacionamento é tomada por um dos parceiros, apesar dos sentimentos e do compromisso do outro.

Nessas situações, a pessoa pode se sentir lesada ou abandonada e sem esperança, tendo ideação suicida. Já a pessoa que tomou a decisão de terminar o relacionamento geralmente passou por um longo processo de luto e desapego, antes de deixar o relacionamento. E na maioria dos casos, já determinaram como será seu futuro. Eles estão muito mais longe na jornada de separação do que o outro parceiro.

Em contraste, embora a pessoa deixada para trás possa estar ciente de conflitos ou problemas no relacionamento, muitas vezes é um choque quando o parceiro rompe. Em alguns casos, o parceiro magoado ou abandonado pode culpar diretamente o outro pelos sentimentos suicidas que está tendo.

Alternativamente, a pessoa que tomou a decisão de terminar o relacionamento pode, de alguma forma, sentir-se responsável ou que fez algo que fez com que se sentisse assim. É importante entender que geralmente não é culpa deles.

Cerca de 42% dos casos de suicídio estão ligados a término de relacionamentos.

Pode ser útil lembrar o seguinte se você estiver nessa situação

Seu ex-parceiro está com ideação suicida como resultado de sua interpretação das crises ou situações difíceis pelas quais está passando e devido à percepção atual de que o futuro parece sombrio ou inexistente para ele.

O colapso da separação / relacionamento pode ser uma das várias situações estressantes da vida que seu ex-parceiro está enfrentando atualmente.

Se você decidiu deixar um relacionamento, sua decisão de terminar o relacionamento provavelmente foi baseada em muito pensamento durante muito tempo. É importante que você tenha em mente suas razões para escolher terminar o relacionamento, pois as pessoas podem se sentir obrigadas a retornar ou permanecer em um relacionamento disfuncional quando seu ex-parceiro ou cônjuge passa a ter ideação suicida.

É importante que você se lembre de que seu parceiro ou cônjuge é responsável por seus próprios pensamentos e sentimentos, assim como você é responsável por seus próprios pensamentos e sentimentos.

Relacionamentos: Apoiar um ex-parceiro que está angustiado ou com tendências suicidas

Pode ser muito difícil descobrir quanto apoio você pode fornecer ao seu parceiro enquanto ele passa pelo processo de luto pessoal após o fim do relacionamento. Mesmo que você tenha tomado a decisão de terminar o relacionamento, pode ser muito preocupante testemunhar alguém com quem você teve um relacionamento experimentando emoções tão angustiantes.

Embora você possa querer dar apoio à outra pessoa, é importante que ela não receba a mensagem errada sobre seus pensamentos sobre a possibilidade de continuar o relacionamento.

Mas caso seja você quem esteja sofrendo e precisa de ajuda nesse sentido. não perca tempo: fale com o Hospital Santa Mônica!

gradient
Cadastre-se e receba nossa newsletter