Atendimento no Whatsapp

Remoção 24h e Internação

Consulta com Psiquiatra

Você não está sozinho. Transtornos mentais e emocionais afetam a vida de muitas crianças e adolescentes.

Em todo o mundo, 10-20% das crianças e adolescentes apresentam problemas de saúde mental, mas a maioria deles não procura ajuda ou acesso a cuidados. Metade de todas as condições de saúde mental começam aos 14 anos de idade. O suicídio é a terceira causa de morte na faixa etária de 15 a 19 anos. 

Se você, um familiar ou amigo estiver em passando por problemas de saúde mental e estiver sofrendo para lidar com a situação, procure ajuda. Pessoas que convivem com transtornos mentais e emocionais precisam de tratamento e orientação para se recuperar e/ou ter uma condição de vida sob controle.

O Hospital Santa Mônica entendemos a sua dor e temos uma equipe especializada no tratamento de crianças, a partir dos 8 anos e adolescentes. Contamos com uma grade terapêutica focada para atender a esse público que requer tanto cuidado e amor.

Transtorno Mental Infantojuvenil

A infância e a adolescência são fases críticas da vida para a saúde mental e o bem-estar. É quando os jovens desenvolvem habilidades de autocontrole, interação social e aprendizagem. As experiências negativas – em casa devido a conflitos familiares ou na escola devido ao bullying, por exemplo – têm um efeito prejudicial no desenvolvimento dessas habilidades cognitivas e emocionais essenciais. As condições socioeconômicas em que as crianças crescem também podem influenciar suas escolhas e oportunidades na adolescência e na idade adulta.

A exposição a fatores de risco no início da vida pode afetar significativamente o bem-estar mental anos e até décadas depois. As consequências de tal exposição podem ser vistas em taxas elevadas e crescentes de problemas de saúde mental e de comportamento no nível da população.

Os transtornos de depressão e ansiedade estão entre as 5 principais causas de carga geral de doenças entre crianças e adolescentes. O suicídio é a principal causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos nos países de renda baixa e média da Região e a segunda causa em países de alta renda.

Uma paternidade de apoio, uma vida familiar segura e um ambiente de aprendizagem positivo na escola são os fatores-chave na construção e proteção do bem-estar mental, ou capital mental, na infância e na adolescência.

A saúde mental é uma parte importante da saúde geral das crianças e também dos adultos. Para muitos adultos com transtornos mentais, os sintomas estavam presentes – mas muitas vezes não eram reconhecidos ou tratados – na infância e adolescência. Para um jovem com sintomas de transtorno mental, quanto mais cedo o tratamento for iniciado, mais eficaz ele pode ser. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir problemas mais graves e duradouros à medida que a criança cresce.

Sintomas de Transtornos Mentais e Emocionais

Ataques de raiva

Ataques de raiva

Tem ataques de raiva frequentes ou ficam intensamente irritados na maior parte do tempo.

Dor de estomago

Dor de estômago e cabeça

Reclame sobre dores de estômago ou de cabeça frequentes sem causa médica conhecida

Disturbio do sono

Disturbios do sono

Dormem muito ou pouco, tem pesadelos frequentes ou parecem sonolento durante o dia

Perder Interesse

Sem interesse em brincar ou fazer amigos

Não tem interesse em brincar com outras crianças ou tem dificuldade em fazer amigos

Queda nas notas

Queda nas notas

Apresentam comprometimento escolar.

surto

Perder interesse

Perder o interesse pelas coisas que gostavam antes.

Ideação suicida

Ideação Suicida

Pensamento contínuo sobre como acabar com o sofrimento, com a dor. Surge como a representação mental sobre como acabar com a própria vida.

Auto-lesão

Autolesão

Envolva-se em comportamentos de autolesão.

Ideação suicida

Consumo de bebidas e drogas

Fuma, beba álcool ou use drogas.


Principais Transtornos Mentais e Emocionais

Quando Procurar Ajuda de um Psiquiatra?

Saber quando procurar tratamento para transtornos de saúde mental é importante e muitas vezes a família ou os amigos são os primeiros a suspeitar.

Se você notar que alguém próximo está sendo desafiado por sentimentos, comportamentos e/ou condições ambientais que o fazem agir de forma disruptiva, rebelde ou triste, incluindo também problemas com relacionamentos, sono, alimentação, abuso de substâncias, dentre outras condições, procure ajuda.


Terapias e Atividades que Complementam o Tratamento Psiquiátrico

Consulta e Diagnóstico

Equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, clínicos, nutrólogo, psicólogos, terapeutas, enfermeiros, entre outros.

Estrutura Hospitalar

O primeiro hospital psiquiátrico privado a receber a Acreditação Plena ONA 2, certificação que atesta a qualidade dos serviços prestados na área de saúde.

Ambientes Adequados

Separados e adequados para jovens e adultos, homens e mulheres. Local com muita área verde, tranquilo e seguro para atender pacientes estáveis ou em crise.

Tratamentos Contínuos

Contribuir para a reabilitação da saúde física e mental do paciente e promover sua reinserção social, com uma vida digna e autônoma é a nossa missão.