Justiça obriga o DF a internar usuário de drogas compulsoriamente - Hospital Santa Mônica
Internação Temporária para o Período de Festas e FériasConheça o serviço
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Uma liminar emitida pelo TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) obriga o DF a internar um usuário de drogas compulsoriamente. A decisão foi proferida pelo juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, que determinou a internação obrigatória do usuário em uma instituição pública especializada no tratamento de dependentes químicos.

A família informou, quando entrou com a ação, que todos os tratamentos alternativos extra-hospitalares já foram tentados, mas que a saúde e a vida do homem estão instáveis e em constante risco.

Na decisão, o juiz lembrou que a vida e a saúde são direitos e garantias fundamentais da pessoa humana e devem ser obrigatoriamente garantidos pelo Estado, cabendo-lhe colocar à disposição da população os meios necessários à tutela da dignidade da pessoa humana.

O magistrado também esclareceu que o problema do consumo de drogas é medida latente na maioria das cidades brasileiras que a população está assustada com a legião de zumbis que andam pelas ruas sem rumo, assistência da família, da sociedade ou do Estado.

Para ele, o descaso com estas pessoas é a causa do aumento de crimes, proliferação do tráfico de drogas e índice crescente de dependentes químicos. — Quando uma pessoa pede ajuda ao Estado para internar um familiar seu é porque, certamente, não há mais condições do núcleo familiar, sozinho, garantir a recuperação de seu ente querido tragado pelo vício das drogas.

Diante destes argumentos, o juiz decidiu o pedido da família e deferiu a tutela antecipada para que o DF promova, no prazo de 20 dias, a internação involuntária do usuário em instituição pública adequada e especializada.

Na decisão, o magistrado também deixa claro que o DF terá que suportar os custos de uma instituição particular com a mesma finalidade caso não haja um local público para recebê-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos