Hospital Santa Mônica cria Grupo Online de Apoio aos Pacientes com problemas de saúde mental e dependência química - Hospital Santa Mônica
Estamos passando por uma instabilidade no telefone fixo. Entre em contato no número (11) 99667-7454
Hospita Santa Mônica

Olá, bem-vindo. Escolha um setor para falar conosco.

Hospital Santa Mônica de São Paulo que atua há mais de 50 anos no mercado, com foco em saúde mental e dependência química infantojuvenil e adulto, em virtude do aumento em 50% do índice de pacientes que já apresentavam quadros de algum tipo de transtorno mental, com crises de depressão, ansiedade, ideação suicida, em virtude do isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Conforme o artigo publicado no The Lancet mostra que estudos apontam que pessoas que passaram por situações de quarentena apresentam prevalência de sintomas de transtornos psicológicos, como depressão, estresse, oscilações no humor, irritabilidade, insônia e indícios de transtorno de estresse pós-traumático. 

Segundo o mesmo artigo, dois estudos reportaram efeitos causados em longo prazo pelo isolamento social após a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda), que aconteceu entre 2002 e 2003. Eles vinculam o aumento no número de casos de alcoolismo e dependência química registrados 3 anos após a crise ao período de quarentena vivido pelos pacientes. 

Uma outra publicação da Harvard Medical School, pelo psiquiatra John Sharp, MD, em que o especialista dá dicas para quem já tem problemas de transtorno de ansiedade. O autor comenta que todos nós estamos apresentando um quadro de ansiedade como consequência do isolamento social em época da pandemia de coronavírus, COVID-19. Infelizmente é compreensível a dificuldade em dissipar todos os sentimentos de ansiedade, em função das incertezas sobre o futuro. No entanto, outras pessoas – principalmente as que têm distúrbios de ansiedade – podem estar compreensivelmente apresentando vários problemas para lidar com isso.

Para amenizar esses problemas, o Hospital lança o Programa Grupo Online de Apoio aos Pacientes com foco em discussões em Saúde Mental e Dependência Química. Os pacientes receberam convite para participar dos grupos. A proposta é atuar com o time de especialistas como: psicólogos especializados em saúde mental e dependência química, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, transmitindo informações sobre como lidar com esse momento, e o desenvolvimento de atividades físicas e respiratórias que irão ajudar o paciente neste momento.

O primeiro encontro será realizado hoje, dia 08/05, das 13 às 14h – Grupo de Dependência Química –  Abuso de Substâncias – Psicólogo de Erick Marangoni Rodrigues.

Paralelamente, os médicos estão realizando Lives abertas para os pacientes e a comunidade, abordando temas da atualidade, transmitidas pelos perfis do Hospital no:
Instagram @hospitalsantamonica,
Facebook https://www.facebook.com/santamonicahospital e no
Youtube https://www.youtube.com/channel/UCR5eJAX6EF4cim0DA8A2aRg/.

Grupo de Apoio de Pacientes – Semana de 11 a 15/05


SEGUNDA-FEIRA – 11/05:
11 às 12h – Grupo Geral de Controle da ansiedade mediante pandemia – Psicólogo Marcelo Padilla Julio

TERÇA- FEIRA – 12/05:
10 às 11h – Grupo Geral de solidão e medo – Psicólogo Frederico Gomes Cilira

QUARTA-FEIRA – 13/05:
15:30 às 16:30h – Grupo Geral de Prevenção de crises – Psicólogo Jader Carvalho Miotto

17 às 18h – Grupo de exercícios físicos para fazer em casa durante a quarentena – Fisioterapeuta Vilma Ferreira

QUINTA-FEIRA – 14/05:
10 às 11h – Grupo de Dependência Química de prevenção e recaídas – Psicólogo Antônio Chaves Filho

15:30 – 16:30h – Grupo Terapia ocupacional versus quarentena com a Terapeuta Ocupacional – Jéssica Bastos Franco da Silva

SEXTA-FEIRA – 15/05:
13 às 14h – Grupo de Dependência Química –  Abuso de Substâncias – Psicólogo de Erick Marangoni Rodrigues

14:30 às 15:30h – Grupo Loas – Orientações para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) 

LIVES

11/05 – 14h – Comportamentos Autodestrutivos em época de isolamento social – Com dra. Karina Okajima Fukumitso, psicóloga, suicidologista e autora de diversos livros sobre o assunto. Dra. Karina é parceira do Hospital Santa Mônica.

14/05 – 16h – Aumento de Casos de Depressão em tempos de isolamento social – Dra. Luciana Mancini Bari – Clínica Geral do Hospital Santa Mônica.

Mais Informações

contato@hospitalsantamonica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planos de Saúde

CARE PLUS
SBC Saúde
Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
ABRASA
Ver todos