Publicado em 1 comentário

Transtorno obsessivo compulsivo

Preocupar-se excessivamente com sujeira, lavar as mãos a todo o momento, evitar o  uso de banheiros públicos, revisar repetidas vezes a porta, o fogão ou o gás antes de sair de casa ou ao deitar, necessidade exagerada de arrumar as coisas, ter medo de passar perto de cemitérios, funerárias ou de usar certas cores de roupa com medo de que possa acontecer algo de muito ruim, ser atormentado por dúvidas intermináveis ou por pensamentos “horríveis” são alguns dos inúmeros sintomas do Transtorno Obsessivo-Compulsivo ou TOC. Conhecidas popularmente como “manias” essas manifestações atormentam milhares de pessoas em todo mundo.

Muitas vezes são leves e quase imperceptíveis, mas não raro, são extremamente graves, podendo incapacitar a pessoa para o trabalho e impedí-la de relacionar-se socialmente.  Em geral elas são acompanhadas de ansiedade, medo e culpa, causam muito sofrimento, tomam tempo da pessoa e interferem nas rotinas pessoais, na vida social e da família. Muitas vezes não são reconhecidas como sintomas de uma doença o que faz com que as pessoas afetadas não busquem tratamento ou demorem muito para fazê-lo.

No site você encontrará informações que poderão ajuda-lo a compreender melhor o TOC, reconhecer suas manifestações, conhecer suas possíveis causas e, sobretudo, os tratamentos que existem. Se for um profissional encontrará  ainda instrumentos, escalas, questionários e textos que poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o transtorno e auxiliá-lo na abordagem dos pacientes na prática clínica. Poderá ainda conhecer algumas das pesquisas realizadas em nosso meio relacionadas com o TOC. Bom proveito!

Fonte: Saude Mental

Um comentário sobre “Transtorno obsessivo compulsivo

  1. Eu tenho mania por limpeza de casa.O que posso fazer pra me livrar disso.As vezes até em casa de pessoas da família eu começo limpar as coisas.Gostaria de mudar.Alguem pode me ajudar .Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais