Tratamento de Dependência a Medicamentos - Hospital Santa Mônica

Mesmo que a medicação prescrita seja benéfica para a nossa sociedade quando usada corretamente, o número de pessoas que precisam de ajuda para dependência de medicamentos prescritos ou mesmo a overdose destes produtos em todo o país, sugerem que nem todos estão tomando esses medicamentos do jeito correto.

Tratamento de toxicodependência

Antes de as pessoas admitirem que precisam de ajuda de dependência de drogas prescritas, a maioria delas terá experimentado um mínimo de duas dessas etapas. Os três estágios diferentes incluem:

Dependência – Esta etapa se instala se o usuário tem uma dependência física e psicológica da droga. Se alguém deixar de usar (ou ficar sem receita médica), ele ou ela tem que lidar com sintomas físicos e emocionais de abstinência. A maioria deles é apenas frustrante e se sente como uma gripe grave, mas outras podem ser quase debilitantes. Porque o usuário está ciente de que o alívio desses sintomas está a um momento de distância se eles se dedicarem ao uso de drogas, pode ser extremamente difícil permanecer sóbrio sem o apoio de um tratamento adequado para esse fim.

Tolerância – Muito antes de um paciente procurar ajuda para o abuso de drogas, ele ou ela terá lutado com o desenvolvimento de uma tolerância. O corpo constrói uma tolerância. Isso significa que, para se sentir tão bem como antes, o usuário precisa tomar mais drogas.

Sobre dosagem – Infelizmente, sem prescrição de tratamento de dependência de drogas, uma sobre dosagem é uma possibilidade seria para pessoas que lutam com dependência de drogas prescritas. Especialmente aqueles que conseguem evitar o uso por um longo tempo, apenas para voltar aos níveis anteriores de abuso estão em um risco muito alto de uma overdose.

Do Abuso ao Vício

As estatísticas são claras, mais e mais pessoas precisam de tratamento de medicamentos prescritos para dependência. De acordo com as estatísticas do Conselho Nacional de Alcoolismo e Dependência de Drogas, nos Estados Unidos, cerca de 20% de todos os adultos em todo o país admitem prontamente abusar desses medicamentos. Embora o abuso ocasional de drogas por prescrição não signifique necessariamente que essas pessoas necessitem de tratamento de abuso de drogas prescritas, isso significa que eles podem não ter receita médica, tentam aumentar os efeitos da medicação combinando com álcool, tentam obter a medicação para aumentar a produtividade no trabalho, mastigando, resfriando ou injetando; ou tomando doses mais elevadas do que o prescrito.

Há etapas graduais em que o usuário talvez nem esteja ciente das mudanças. O que começa como uma dosagem aumentada e uma tolerância desenvolvida pode levar a alguém a precisar cada vez mais, tentando diferentes maneiras de abusar do medicamento para aumentar o alto ou fazê-lo funcionar mais rápido ou achar que eles não conseguem durar o período prescrito. Eventualmente, o uso recreativo pode se tornar compulsivo. De repente, alguém está abusando de drogas para gerenciar os sintomas de abstinência em vez do que era originalmente destinado.

Determinando a necessidade de tratamento de dependência de drogas prescritas

Antes que alguém possa ingressar no tratamento de abuso de drogas prescritas, você deve ter certeza de que eles têm um problema com a dependência. A maneira como o vício se manifesta pode ser diferente para todos. No entanto, existem alguns comportamentos comuns que as pessoas que lutam com abuso de medicamentos prescritos têm em comum:

  • Emprestar dinheiro ou roubar dinheiro para comprar drogas;
  • Armazenar ou esconder pílulas;
  • Informar sobre ferimentos ou doenças para obter novas prescrições;
  • Usar várias farmácias para preencher prescrições;
  • Receber prescrições para o mesmo medicamento de vários médicos.

Encontrar ajuda profissional

Especialmente agora que muitas pessoas estão lutando com o vício, é importante encontrar o tratamento para dependência de drogas, se você acredita que você ou alguém próximo a você luta contra a dependência. Inúmeros estudos mostram que o vício pode ser tratado. Desde que, evidentemente, o usuário faça a adesão a um tratamento qualificado em dependência química, como o que o Hospital Santa Mônica oferece. É importante que um programa leve em consideração as necessidades do usuário e a medicação abusada.

O Componente de Tratamento Comportamental

Um dos fatores mais importantes no tratamento é o componente comportamental. Isso significa que os pacientes são capazes de aprender novas estratégias sobre como lidar com situações específicas. Por exemplo, pode ensinar ao paciente como lidar com alegria ou tristeza sem exigir o uso de drogas. Isso significa evitar a tentação, lidar com os desejos potenciais de consumo da droga, mas também significa que os pacientes aprendem a evitar situações em que o uso de drogas possa ser possível. Muitos dos programas até discutem o que o paciente deve fazer no caso de ele ou ela recair durante a sobriedade.

Não perca tempo para obter ajuda

Se você acredita que você ou alguém próximo a você precisa de tratamento para dependência de drogas prescritas, certifique-se de procurar um tratamento adequado a sua necessidade. É importante notar que você não pode começar a fazer uma mudança, a menos que você aceite o fato de que algo está errado, que algo precisa mudar. Certifique-se de ligar hoje para o tratamento de abuso de drogas de prescrição de qualidade e encerrar o ciclo de dependência.

Tratamentos eficazes em ambiente seguro e familiar. Converse com nossos médicos especialistas.
VENHA NOS CONHECER

Planos de Saúde

Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h