Dependência Química Fatores de Risco e de Proteção

No próximo dia 15, às 15:30h, o Hospital Santa Mônica, como parte da Campanha de Conscientização e Prevenção do Suicídio, #SetembroAmarelo, realizará mais uma palestra online, ao vivo pelo Facebook Livestream, sobre Suicídio.

O tema desta vez será Suicídio e Dependência Química – Fatores de Risco e de Proteção, a ser ministrada pela psicóloga Danielle Bevilaqua e Erick Marangoni, terapeuta especializado em Dependência Química do Hospital Santa Mônica.

A palestra que tem duração prevista de 1 hora, abordará os aspectos como fatores de risco, relacionados ao uso de substâncias psicoativas – legais e ilegais – e que estão associados, estatisticamente, a um aumento da probabilidade do abuso de drogas. São aqueles que podem contribuir para os comportamentos autoagressivos. Este enfoque procura prevenir o uso indevido de drogas, eliminando, reduzindo ou mitigando estes fatores.

Os fatores protetores são aqueles que auxiliam o indivíduo em um desenvolvimento e um funcionamento mais saudável. Estes fatores reduzem, abrandam ou eliminam os adoecimentos, seja reduzindo a vulnerabilidade ou aumentando a resistência das pessoas aos riscos.

O reconhecimento dos fatores de risco e o conhecimento precoce da problemática relacionada ao uso substancias químicas reforçam a eficácia das intervenções, podendo-se evitar seu agravamento e a tentativa de suicídio.
Inscrições gratuitas podem ser feitas na página do Hospital Santa Mônica no Facebook: http://bit.ly/2wUTqm6