Como saber se meu filho usa drogas? - Hospital Santa Mônica

Ele mudou bruscamente de comportamento, passou a sair com amigos que você não conhece e está indo mal na escola ou no trabalho. Todos esses sinais de que algo diferente está acontecendo levam você a se questionar: “como saber se meu filho usa drogas?”.

Existem algumas formas de detectar o consumo recorrente de drogas recreativas, que são aquelas usadas apenas com a finalidade de obter a sensação de prazer. Neste post, vamos falar sobre os principais sinais para reconhecer um dependente químico e também sobre formas de ajudá-lo a vencer o vício.

Sinais comportamentais do uso de drogas

O consumo de substâncias químicas provoca alterações no organismo de uma pessoa. Os efeitos dependem do tipo de droga usada, mas frequentemente estão relacionados ao sistema nervoso do dependente.

Isso significa que é possível notar alterações no comportamento de um indivíduo em várias frentes:

  • alimentação: perda ou excesso de apetite, perda ou ganho repentino de peso;
  • atividades sociais: mudança no vocabulário, hábitos estranhos à rotina, relacionamento com pessoas de perfil muito diferente do círculo habitual do indivíduo;
  • questões emocionais: atitudes de culpa, agressividade, choro, irritabilidade, sentimentos aflorados;
  • sono: perda de sono, insônia intercalada com períodos de sono demorado, troca do dia pela noite.

Sinais físicos do uso de drogas

O corpo costuma refletir o desequilíbrio causado no organismo pelo abuso de drogas. Alguns sinais físicos do consumo excessivo dessas substâncias químicas são:

  • marcas pelo corpo: arranhões, contusões, manchas roxas, marcas de uso de seringas;
  • porte de objetos estranhos: espelhos, fósforos, canudos;
  • sinais no semblante: olhos vermelhos ou inchados, nariz irritado;
  • sinais nas roupas: cheiro de solvente, indícios do uso de cigarros, vestígios de pó branco.

Como ajudar um dependente químico

O primeiro passo para ajudar uma pessoa que abusa das drogas é estabelecer com ela uma relação de confiança. O diálogo é fundamental para criar uma ponte com o dependente e conscientizá-lo sobre sua situação.

Depois, é hora de buscar tratamento. Como essas substâncias costumam ter efeitos agressivos, não se pode simplesmente inibir seu consumo. O risco de causar problemas como uma crise de abstinência, por exemplo, é grande.

Um paciente com esse quadro pode apresentar sintomas mentais e físicos, que ocorrem após a interrupção ou diminuição do consumo de uma substância que causa dependência. A agressividade é um exemplo de sintoma de uma crise de abstinência.

O ideal é trabalhar a desintoxicação do corpo ao mesmo tempo em que se reduzem as doses consumidas.

Outro ponto que pode ajudar é o contato com outros indivíduos que sofrem do mesmo mal. Um grupo de apoio pode mostrar a um dependente que ele não está sozinho na luta contra as drogas.

Porém, é fundamental buscar ajuda médica especializada. Os sintomas causados pelo abuso de drogas pode mascarar problemas mais complexos, como transtornos mentais, por exemplo. Assim, o diagnóstico preciso e o tratamento adequado são essenciais par a recuperação do dependente químico.

Por fim, é necessário evitar os gatilhos que levam uma pessoa a consumir drogas. Descobri-los não é fácil mas, de novo, o diálogo pode ajudar a entender quais situações levaram uma pessoa a se tornar dependente dessas substâncias.

“Como saber se meu filho usa drogas” é uma preocupação constante, principalmente para quem tem filhos mais jovens. Esperamos que essas dicas ajudem na busca de tratamento para quem se encontra em um estado de dependência química. Além disso, não deixe de entrar em contato conosco. Temos uma equipe de profissionais especializados em lidar com essas situações que estão prontos para atender!

Planos de Saúde

Amil
Interclinicas do Brasil
Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consulta e Internação 24h