Câncer de próstata e saúde mental - Hospital Santa Mônica

Para muitos homens com o tumor, a possível ameaça à função sexual como efeito do tratamento pode levar a uma diminuição da autoestima e favorecer aparecimento de ansiedade e quadros depressivos.

Tristeza, medo, angústia e insegurança são algumas das reações experimentadas por homens que recebem o diagnóstico de câncer de próstata. Para muitos pacientes, a possível a ameaça à saúde sexual como efeito do tratamento pode levar a uma diminuição de autoestima e abalar a saúde emocional. “Eles ficam tensos quando recebem o diagnóstico, especialmente porque o câncer pode ser fatal. Um outro momento de ansiedade aparece quando falamos sobre tratamentos, capazes de trazer complicações como incontinência urinária e disfunção erétil, que podem nem ser experimentados pela maioria dos pacientes, mas apenas falar sobre essa possibilidade gera muito estresse”, explica o urologista Clóvis Fraga.

Também esclarece, que entre os homens que passam pela prostatectómica radical (cirurgia que visa a cura do câncer e realizada quando o tumor está limitado à glândula), a incidência de perda involuntária da urina é em torno de 4%.

A nova orientação da secretaria é que os homens façam o exame quando tiverem sintomas, como perda de força do jato urinário, dificuldade para iniciar a micção, dificuldade para urinar, urinar várias vezes durante a noite ou urinar e ainda ficar com a sensação de que a bexiga está cheia. Também precisam fazer os exames aqueles homens que têm histórico familiar de câncer de próstata.

Se você leu até aqui, já sabe o que é suicídio, quais são seus mitos, seus fatores de risco e, principalmente, como ajudar quem precisa. Então, a partir de agora, fale sobre o assunto e ajude a quebrar mais esse tabu em nossa sociedade.

Hospital Santa Mônica é especializado em saúde mental infantojuvenil e adulto. Há 49 anos, presta atendimento psiquiátrico em casos de traumaansiedade e depressão nas diferentes faixas etárias. Acesse o nosso site e saiba mais sobre como manter sua saúde mental em dia.

Este post foi útil para você? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

Unimed Federal
Fusex